O Vasco chegou hoje a seis derrotas em dez jogos pelo Campeonato Brasileiro. A equipe perdeu para o Internacional por 2 a 1 na tarde deste domingo (11), no Beira-Rio, e segue na penúltima colocação, com apenas seis pontos conquistados. Mesmo com mais uma derrota, o treinador Maurício Barbieri destacou um lado positivo na atuação da equipe. Apesar disso, também pediu uma "resposta urgente".
— Tenho convicção de que, se a gente conseguir manter esse nível de rendimento [do jogo de hoje], temos grandes chances de começar a ter os resultados que queremos -- estamos muito próximos disso -- e buscar os pontos que precisamos para sair dessa situação. O rendimento de hoje precisa ser um balizador da nossa atuação para os próximos jogos — disse Barbieri, em entrevista coletiva.
O Vasco saiu perdendo por 2 a 0 logo aos 16 minutos de jogo. O time conseguiu não perder tanto o controle do jogo, diminuiu com o garoto Rayan aos 29 e quase chegou ao empate na segunda etapa. Perto do fim do jogo, teve duas bolas na trave e viu o goleiro John fazer um milagre, salvando um chute de Lucas Piton em cima da linha.
— Os jogadores demonstraram uma mudança de postura muito importante. Foram aguerridos, buscaram, lutaram, teve bola na trave, bola em cima da linha. [...] A gente conseguiu ter um bom rendimento, mas não conseguiu aliar a um bom resultado. O jogo, pela sequência, acaba trazendo uma frustração muito grande para a gente — afirmou o treinador.
Vasco precisa de "resposta urgente"
A semana do Vasco começou com derrota por 4 a 1 no clássico contra o Flamengo na segunda-feira (5). No dia seguinte, o clube amanheceu com ataques ao estádio São Januário e protestos de torcedores.
Barbieri disse saber que o clima de pressão só vai amenizar com vitórias e falou que precisa dar uma resposta urgente aos vascaínos.
— Estamos trabalhando, plantando, tentando adubar terra, regando... Ainda não conseguimos colher os frutos disso. Mas estamos fazendo. A expectativa é que [o resultado positivo] possa vir no próximo jogo. À medida que o campeonato avança, se torna cada vez mais necessária uma resposta urgente em termos de resultado. Vamos trabalhar para que seja no próximo jogo — disse.
— Teve o ponto positivo do rendimento, que sabemos que neste momento o torcedor não quer escutar, porque ele vem machucado dos últimos resultados, assim como nós — destacou.
Veja outras respostas da entrevista coletiva do treinador do Vasco
Por que Pedro Raul não foi titular?
— O Pedro não é reserva. Esse foi o único jogo desde que eu cheguei em que ele tinha condições de iniciar o jogo e não iniciou. Isso tem a ver com a estratégia que montamos para o jogo, a maneira como queríamos jogar, mais com dois segundo atacantes, não só com homem enfiado entre os zagueiros. Por essa razão ele começou de fora, mas continua sendo muito importante para nós, assim como todos. O Rayan entrou muito bem, fez uma estreia fantástica. Pena que o resultado não ajuda a valorizar isso. Ele demonstrou personalidade, demonstrou todo o talento que tem. É mais uma opção que a gente ganha para mudar esse cenário que é doloroso para todos nós.
O que esperar dos próximos dez dias (pausa da Data Fifa)
— É difícil responder. O momento, além da última semana, é muito desafiador para todos nós, porque a equipe vem lutando, trabalhando, buscando, mas as coisas não estão acontecendo. A gente já carrega esse peso pessoal. A questão da pressão externa, cobranças e manifestações são coisas que fogem do nosso controle. Se vão acontecer ou não, se vão continuar acontecendo... A gente não tem como colocar tensão nisso. Só vamos mudar isso com resultados. Temos isso bem claro, temos convicção. Precisamos continuar buscando e trabalhando para reverter os resultados ruins e transformar em resultados positivos. Aí todo esse cenário, toda essa situação se reverte.
Como foi a conversa com Rayan e a decisão para começar como titular
— O Rayan já vinha treinando com a gente há algumas semanas. Ele começou a frequentar as convocações dos jogos, vinha treinando bem. É um menino que vinha se destacando sempre por fazer gols nos treinos, que é uma situação que a gente precisava. Fez o gol hoje. Ele sempre demonstrou muita naturalidade, muita serenidade. A conversa com ele foi simples, de ele entrar e poder fazer o melhor. De jogar o que está acostumado a jogar. Acho que ele entrou muito bem. É mais uma joia que o Vasco já tinha e agora mostra para todo mundo para seguir a carreira.