O Vasco chega para o confronto contra o Inter, neste domingo (11), no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, às 16h (horário de Brasília), em meio ao seu pior momento até aqui na temporada. E o com o técnico Maurício Barbieri mais pressionado do que nunca.
Assim, o confronto desta tarde, às 16h, válido pela décima rodada do Brasileirão, pode ser decisivo para o futuro do treinador, que já balança no cargo.
Há oito jogos sem vencer, sendo quatro derrotas seguidas, o Vasco é apenas o 19º colocado no Campeonato Brasileiro. Após a goleada sofrida no clássico com o Flamengo, na última segunda-feira, no Maracanã, a panela de pressão do Cruz-Maltino estourou.
Logo depois da partida, um grupo de torcedores fez um protesto violento em São Januário. Dois dias depois, membros de organizadas tiveram uma "reunião" no CT Moacyr Barbosa com jogadores, comissão técnica e dirigentes.
Os pedidos de "fora, Barbieri" não são novidades. Há pelo menos um mês, desde a derrota para o Santos, em São Januário, os protesto contra o treinador se intensificaram. Desde então, o Cruz-Maltino segue sem vencer e a crise no clube só aumentou.
Entre a partida contra o Fortaleza e o clássico com o Flamengo, a pressão já era tanta que o diretor de futebol da SAF, Paulo Bracks, fez questão de conceder uma entrevista coletiva para reforçar o que ele chamou de "confiança total" no trabalho de Maurício Barbieri.
Faz frio em Porto Alegre... %uD83C%uDFB6%uD83C%uDF27
%u2014 Vasco da Gama (@VascodaGama) June 10, 2023
Em terras gaúchas, o Vasco finalizou a preparação para o duelo com o Internacional. A bola rola neste domingo, às 16h, no Beira-Rio.
VAMOS, VASCO! %uD83D%uDCA2
%uD83D%uDCF8: Daniel Ramalho ' #VascoDaGama pic.twitter.com/4iXpmNW8wR
Vasco tem sido alvo de cobranças
Então, veio a goleada sofrida para o maior rival, que complicou a situação de Barbieri. No entanto, uma reunião selou a permanência do treinado. Uma derrota para o Inter, no Beira-Rio, onde historicamente o Vasco tem dificuldades, não seria um resultado anormal.
Mas, na atual situação, um novo resultado negativo pode tornar a permanência do treinador insustentável. Principalmente a depender do desempenho do time, que apresentando um futebol muito abaixo do esperado.
Enquanto isso, o Vasco segue contando os dias para a janela de transferências, que abre no começo de julho. A esperança de que novos reforços podem mudar o patamar do elenco e melhorar o trabalho de Barbieri têm sido levados em consideração na diretoria ao avaliar o trabalho e o momento do treinador.
No entanto, uma nova derrota, com atuação ruim, pode complicar de vez a situação de Barbieri no Vasco.