2

Vasco e Fortaleza fazem ação contra racismo antes de jogo pelo Brasileiro

Clubes promoveram ação ao anunciarem as escalações para a partida deste domingo, no Castelão

27/05/2023 15:45
compartilhe
Os capitães dos dois times vão usar braçadeiras com mensagem antirracista
foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Os capitães dos dois times vão usar braçadeiras com mensagem antirracista


 
Vasco e Fortaleza promoveram uma ação contra o racismo, neste domingo, antes da partida entre os times pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, às 16h. Ao anunciarem as escalações para o duelo nas redes sociais, os dois clubes ocultaram os nomes dos jogadores negros dos times. Em seguida, o Cruz-Maltino e o Leão do Pici explicaram a ação sobre a ausência de pessoas negras no mercado de trabalho e em outras áreas.
 
 

"No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política. Em um país de maioria negra, não é comum vermos pessoas pretas nessas áreas, e isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria. É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira", publicaram os clubes. 

"Por RESPEITO, IGUALDADE e INCLUSÃO. Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade", completaram na mensagem.
 
 

 
Devido ao caso de racismo contra Vini Jr., do Real Madrid, na última semana, na Espanha, a CBF também vai promover uma ação nesta rodada do Campeonato Brasileiro. A frase “com o racismo não tem jogo” será estampada nos estádios. Além disso, todos os jogadores vestirão camisas com esta mensagem, que também estará na faixa dos capitães e nas bolas utilizadas nos jogos.  

Compartilhe