2

Vasco: entenda o dilema do técnico Barbieri com ida de volante à seleção

Com a seleção brasileira sub-20 para a Copa Mundo da categoria, Andrey Santos vai desfalcar o time pela primeira vez no Brasileirão

14/05/2023 06:00 / atualizado em 14/05/2023 02:36
compartilhe
Barbieri precisa encontrar o substituto de Andrey Santos, que está com a seleção sub-20
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Barbieri precisa encontrar o substituto de Andrey Santos, que está com a seleção sub-20


 
O Vasco vai encarar o Santos, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), em São Januário, com uma importante mudança no time. Com a seleção brasileira sub-20 para a Copa Mundo da categoria, o volante Andrey Santos vai desfalcar o time cruz-maltino pela primeira vez no Campeonato Brasileiro.
 
Assim, o técnico Maurício Barbieri vai precisar encontrar o substituto para o garoto que, mesmo não estando na sua melhor fase, era uma dos pilares do time.

Este vai ser um teste significativo para o Vasco e Maurício Barbieri. Afinal, se o Brasil for até a final do Mundial, Andrey Santos só volta após o dia 11 de junho. E logo depois o volante já deve embarcar para Londres para se juntar ao Chelsea. Caso a seleção seja finalista, ele só terá mais dois jogos pelo Vasco antes do fim do empréstimo do time inglês.
 

Opções de Barbieri no Vasco 


E as opções que Barbieri têm para o lugar de Andrey Santos devem indicar um caminho do que o ténico deve seguir no jogo deste domingo e na sequência do Campeonato Brasileiro.
 
O treinador pode, por exemplo, adotar um postura um pouco mais conservadora e escalar o também volante Galarza. Ou pode ser mais ofensivo e testar o time com Figueiredo ou Erick Marcus no ataque, deslocando Alex Teixeira para o meio ou para o ataque, ao lado de Pedro Raul.

Atualmente, Barbieri vinha escalando o time com três volantes de origem: Rodrigo, Jair e Andrey Santos. O garoto que agora está com a seleção era o jogador com mais liberdade e qualidade para chegar ao ataque, atuando pelo lado esquerdo. No último jogo em São Januário, contra o Bahia, o treinador colocou o meia Marlon Gomes como titular no lugar de Rodrigo, com Andrey mais centralizado. 
 

Em recente entrevista coletiva, Maurício Barbieri defendeu as estratégias de jogo que vem utilizando contra os diferentes adversários, independentemente do local do jogo. E reforçou que a sua ideia é de que o Vasco assuma o protagonismo das partidas e seja vertical, quando for possível.
 
Contra o Santos, este plano deve estar à prova em São Januário. E a escolha do substituto de Andrey Santos pode dizer muito sobre isso.

Compartilhe