O Vasco está de volta à Série A. Na noite deste domingo, o time carioca venceu o Ituano em duelo direto pelo acesso e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro. O gol foi marcado por Nenê, de pênalti, no começo da partida.
Vasco e Ituano se enfrentaram em confronto direto. Se fosse derrotado, o time carioca permaneceria na Série B. Mas, logo no começo, após confusão na área, Lucas Dias, da equipe paulista, foi expulso por evitar um gol com a mão. Pênalti marcado. Na cobrança, Nenê finalizou firme, no meio do gol, e abriu o placar.
A partida foi quente, com excelentes defesas dos dois goleiros. Na etapa final, Andrey Santos, do Vasco, foi expulso, mas não comprometeu o resultado. Fim de jogo e vitória do Vasco, que está de volta à elite do futebol brasileiro.
O Vasco fecha a Série B em quarto, com 62 pontos, mesmo número do Bahia, terceiro colocado. As duas equipes se juntam a Cruzeiro e Grêmio, que já haviam conquistado o acesso.
O Vasco fecha a Série B em quarto, com 62 pontos, mesmo número do Bahia, terceiro colocado. As duas equipes se juntam a Cruzeiro e Grêmio, que já haviam conquistado o acesso.
O jogo
A partida começou com lance polêmico aos dois minutos. Raniel dividiu com o goleiro Jefferson e a bola sobrou para Gabriel Pec. O atacante mandou para o gol, mas viu Lucas Dias tirar com o braço. O árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Ituano. Nenê cobrou com categoria para abrir o placar no Novelli Júnior.
Após o revés, o Ituano, mesmo com um jogador a menos, se lançou ao ataque. Os donos da casa passaram a dominar o jogo e rondavam a área cruzmaltina com perigo. O Vasco só respondeu em falta cobrada por Nenê que parou em defesa de Jefferson. Na cobrança de escanteio, Danilo Boza cabeceou perto da trave.
Os sustos fizeram o Ituano diminuir o ritmo. O Vasco passou a ter mais posse de bola, mas se limitava a não sofrer com os avanços dos mandates. No entanto, A equipe paulista quase empatou aos 26 minutos, quando Aylon aproveitou cruzamento e cabeceou para grande defesa de Thiago Rodrigues.
O jogo voltou a ter emoção apenas nos minutos finais da primeira etapa. O Ituano voltou a assustar, com Lucas Siqueira, cabeceando sobre o travessão. Nos acréscimos, Raniel chegou a balançar a rede para o Vasco, mas o gol foi anulado por impedimento do atacante. Assim, os cariocas mantiveram a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, o Ituano esboçou uma pressão, mas viu o Vasco quase ampliar aos seis minutos. Em contra-ataque rápido, Gabriel Pec tabelou com Luiz Henrique e finalizou para grande intervenção de Jefferson. Depois, foi a vez de Nenê obrigar o goleiro paulista a mais uma boa defesa.
O Ituano respondeu aos nove minutos. Bernardo tentou de longe, mas a bola foi em Gabriel Barros. De frente para Thiago Rodrigues, o atacante finalizou para ótima defesa do arqueiro carioca. Para melhorar a situação dos donos da casa, o volante Andrey Santos acabou expulso em seguida após entrada dura em Aylon.
A partir daí, o Ituano passou a pressionar de vez o Vasco, que recuou. No entanto, os paulistas começaram a errar muitos passes, o que facilitou o trabalho dos cruzmaltinos, e só criaram boa chance aos 32 minutos. Mario Sérgio aproveitou cruzamento, mas cabeceou pela linha de fundo.
Nos minutos finais, o confronto ficou tenso. Só que o Vasco conseguiu segurar a pressão do Ituano para confirmar o acesso para a elite nacional.