O Vasco está invicto há quatro jogos - duas vitórias e dois empates -, mas ainda luta para se distanciar da zona de rebaixamento. O triunfo sobre o maior rival pode consolidar a reação no torneio, que começou a partir da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo. No momento, o time cruzmaltino ocupa a 15ª colocação, com 17 pontos, a seis pontos do Cruzeiro, que abre o grupo do descenso.
Os dois perderam apenas uma vez no Brasileirão desde que a competição foi retomada depois da Copa América. O Flamengo melhorou sob o comando de Jorge Jesus, que, antes de assumir o time da Gávea, recebeu proposta para dirigir o Vasco. Será seu primeiro Clássico dos Milhões. A equipe do técnico português segue com alguns problemas na defesa, especialmente fora de casa, mas apresenta maior repertório ofensivo e aposta na força do ataque para encostar no líder Santos.
Segundo a organização do evento, já foram vendidas, até a noite de sexta-feira, cerca de 52 mil ingressos. A expectativa é de que mais de 60 mil torcedores assistam ao duelo no Mané Garrincha. Como o mando do jogo é do Vasco, é esperada maioria de torcedores vascaínos.
Os rivais já se enfrentaram quatro vezes em 2019, todas elas em confrontos válidos pelo Campeonato Carioca. O time rubro-negro leva a melhor no retrospecto recente, de modo que ainda não foi derrotado neste ano pelo rival cruzmaltino: foram dois empates por 1 a 1 na Taça Rio e dois triunfos por 2 a 0 em cada um dos dois jogos da final do Estadual.
"A motivação já se dá por ser um Vasco e Flamengo. É um clássico importante, mas que não define nada. A competição continua, tem todo o segundo turno. Se colocarmos importância maior, não está correto", afirmou Luxemburgo.
"Sabemos que o Vasco está em uma crescente com o Vanderlei, está bem consistente. Mas clássico é diferente, não tem favorito, e vamos fazer o que temos feito, jogar pressionando", declarou o atacante Bruno Henrique, recém-convocado por Tite para a seleção brasileira.
Sem Magno
No Vasco, a baixa mais sentida é a do jovem Talles Magno, uma das principais revelações do time nos últimos anos.
No lugar de Talles entrará o também jovem Tiago Reis. O time de Luxemburgo ainda tem outros dois desfalques: Marcos Junior e Marrony. O primeiro, que não joga em razão do acúmulo de cartões amarelos, será substituído por Lucas Mineiro. Enquanto que o segundo, fora da partida pois cumpre suspensão pela expulsão no último jogo contra o Goiás, dará lugar a Marquinho.
Com um quadro de amidalite, o meia Bruno César é dúvida. O atacante Rossi já voltou aos treinamentos depois de passar por uma cirurgia para retirada do apêndice, mas ainda tem restrições e não está liberado para retornar aos gramados.
Força máxima
O Flamengo terá força máxima no clássico. Mesmo com a proximidade do primeiro confronto das quartas de final da Copa Libertadores contra o Inter, marcado para a próxima quarta-feira, no Maracanã, o técnico Jorge Jesus relacionou todos os seus principais atletas à disposição e não deve poupar jogadores.A principal novidade é o retorno de Gabriel. O atacante se recuperou de uma lesão muscular na coxa e retorna ao time depois de ser desfalque nos últimos dois jogos contra Bahia e Grêmio. O artilheiro da equipe na temporada e o goleador máximo do Campeonato Brasileiro, com nove gols, garantiu estar "200% recuperado".
Outro que estará em campo é o volante Cuellar. O colombiano recebeu propostas de Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Bologna, da Itália, e, apesar da possibilidade de deixar o clube, deve ser titular. As baixas são o lateral-direito Rafinha, suspenso por ter recebido três amarelos, e os machucados Diego, Rodrigo Caio e Vitinho, que seguem em tratamento de suas respectivas lesões no departamento médico..