2

São Paulo: como Dorival trabalha lado mental para construir viradas

Tricolor mostra poder de reação em vitórias recentes sob o comando do treinador

22/06/2023 06:00 / atualizado em 22/06/2023 02:00
compartilhe

Dorival Júnior trabalha lado mental com elenco do São Paulo
foto: Iconsport

Dorival Júnior trabalha lado mental com elenco do São Paulo

 

O São Paulo saiu atrás e precisou batalhar para buscar a virada por 2 a 1 sobre o Athletico-PR nesta quarta-feira (21), no Morumbi, pela 11ª rodada do Brasileirão. A equipe teve de suar muito para construir a vitória, mas isso não chega a ser novidade para os comandados de Dorival Júnior.

 

Uma das marcas registradas do Tricolor tem sido o poder de reação para sair de situações adversas. Já são duas viradas com Dorival. Foi assim contra o Athletico e também contra o Goiás, quando a equipe saiu atrás e buscou o 2 a1.

 

  

 

Outro exemplo de como o São Paulo se sai bem em momentos adversos foi na goleada por 4 a 2 sobre o Vasco. O Tricolor abriu 2 a 0, cedeu o 2 a 2, mas 

venceu por 4 a 2 com dois gols no fim.

 

 

Como Dorival trabalha o lado mental?

 

O treinador tem como pilar de seu trabalho a gestão com o grupo. Essa foi a principal mudança no ambiente do São Paulo com sua chegada, após a saída de Rogério Ceni.

 

Para manter o elenco com a confiança lá em cima, o técnico costuma usar palavras de incentivo e arraigar na cabeça dos jogadores aspectos positivos tanto individuais quanto da equipe.

 

– Isso é obrigação de quem comanda, sempre mentalizando coisas boas, positivas, passando da mesma forma. Mostrando para a sua equipe que a confiança é fator primordial para conseguir equilíbrio e regularidade. Eu sempre primei por isso, sempre valorizei esse tipo de relação com jogadores, tentando apontar erros e reconhecendo acertos – disse o treinador.  

 

 

 

Dorival já igualou viradas de Ceni

 

Em 16 jogos no comando do Sâo Paulo, Dorival viu a equipe buscar duas viradas. Esse é o mesmo número de viradas construídas em 17 jogos com Rogério Ceni,

 

Com o técnico anterior, o Tricolor saiu atrás e buscou a vitória por 2 a 1 sobre a Ferroviária no Paulistão. E também venceu o Botafogo-SP por 3 a 1 depois de sofrer o gol primeiro.

 

Com a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, o São Paulo dorme na quinta colocação do Brasileirão, com 18 pontos. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (24), quando enfrenta o Cruzeiro no Independência às 21h (horário de Brasília), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

 

 


Compartilhe