Só um desastre tira a vaga do São Paulo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Tricolor encaminhou a classificação com a goleada por 5 a 0 sobre o Tolima (COL) nesta quinta-feira (8), no Morumbi, pela quinta rodada da fase de grupos.
Com o resultado, o São Paulo chega a 13 pontos no Grupo D e se mantém com três de vantagem para o Tigre (ARG), que é o vice-líder, com dez pontos. As duas equipes se enfrentam na última rodada, e o Tricolor pode até ser goleado em casa, que ainda assim garante a vaga.
Isso, graças ao saldo de gols. O São Paulo tem 11 gols de saldo, contra três do time argentino, que marcou sete gols na competição. Assim, a única maneira de o Tricolor perder a liderança é se for derrotado por quatro gols de diferença na última rodada.
Neste cenário, as duas equipes empatariam em pontos, número de gols marcados e em saldo de gols. Mas o Tigre levaria vantagem no número de gols marcados como visitante, terceiro critério de desempate. A equipe argentina fez cinco gols fora de casa.
Em 2023, a Conmebol alterou o formato de disputa da Sul-Americana. O primeiro colocado de cada chave garante vaga direta nas oitavas de final. Já o segundo avança para uma disputa de mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores para tentar a classificação às oitavas.
O cálculo para o São Paulo garantir a vaga:
- O São Paulo é líder com 13 pontos, e o Tigre tem dez;
- Os critérios de desempate são, em ordem: saldo, gols marcados e gols como visitante;
- O São Paulo tem 11 gols marcados, contra sete do Tigre;
- A diferença de saldo é de oito gols: 11 a 3;
- O São Paulo tem quatro gols como visitante, contra cinco do Tigre;
- O São Paulo pode até perder por três gols, que garante a vaga;
- Se vencer por quatro gols, o Tigre passa o São Paulo nos gols marcados fora de casa
O São Paulo pode até perder para o Tigre por três gols de diferença na última rodada, que ainda assim garante a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. As duas equipes se enfrentam no próximo dia 27, às 21h30 (de Brasília) no Morumbi.
Mas antes, o Tricolor muda o foco para o Brasileirão. O São Paulo tem pela frente o Palmeiras no clássico do próximo domingo (11), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.