A cada entrevista, Dorival Júnior pede calma com a recuperação de Alexandre Pato. O treinador evita prazos, mas estima ao menos 30 dias até que o reforço possa estar à disposição do São Paulo. Mas quando isso acontecer, ele já tem definidos os planos de como pretende utilizar o atacante.
Conforme apurado pelo Superesportes, o treinador entende que Pato pode atuar em várias funções do setor ofensivo – desde meia até como centroavante. Mas Dorival vê o reforço preferencialmente como segundo atacante.
Saiba mais
Isso não significa, porém, que o jogador irá brigar com Luciano por posição no ataque. O técnico, inclusive, entende que é possível formar um trio com Luciano, Calleri e Pato. Mas com uma condição: todos têm de correr e se entregar para que o sistema funcione.
Todos esse conceitos ainda ocupam o plano das ideias. Dorival ainda pretende conversar mais com Pato e entender em que posição o atacante se ente mais à vontade. A avaliação é de que ele é um jogador "diferenciado", com capacidade de ter impacto positivo na equipe em mais de uma posição.
– É um jogador diferenciado. Se estiver recuperado, focado, concentrado, vai ser muito importante pela capacidade que tem e pela identificação. Foram passagens importantes que ele teve no clube – disse Dorival.
Pato tem prazo para estrear?
Os planos de Dorival para Pato são para um futuro nada próximo. O técnico evita dar prazo para o treinador estrear. Mas conforme apurado pelo Superesportes, a expectativa é de que ele leve ao menos 30 dias para estar à disposição.
Pato se recupera de uma grave lesão no joelho direito, sofrida em agosto de 2022, quando defendia o Orlando City (EUA). O jogador se recupera do problema nas dependências do clube, no CT da Barra Funda.
– Muita calma com Alexandre. Segunda-feira está iniciando o primeiro treinamento depois de meses e meses iniciando uma recuperação física. Não contem com o Alexandre tão já – afirma Dorival.
O atacante deve iniciar trabalhos físicos em maior intensidade na segunda-feira. A previsão é de que comece exercícios com bola em 15 dias. Será a parte final da recuperação para voltar a atuar pelo clube.
Pato foi anunciado como reforço na última sexta-feira (26). Ele assinou contrato até o final do ano com cláusulas de produtividade que podem aumentar seus vencimentos, à medida que ele cumpra as metas traçadas.
O atacante será apresentado como reforço na segunda-feira (29).