Jonathan Calleri é a principal referência do elenco do São Paulo em 2023. Pode até parecer, mas esta frase não tem a ver com gols. Ao menos, não diretamente.
O centroavante vive uma temporada de seca, em que raramente balança as redes. Mas ele compensa a falta de gols como líder do Tricolor em assistências no ano.
Calleri deu quatro passes para gol em 2023. Nenhum jogador do elenco contribuiu com mais assistências do que o argentino.
E poderiam ser mais. Na última quarta-feira (17), ele deu o passe para o gol de Marcos Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil. Mas como a bola desviou na defesa antes de chegar ao companheiro, o lance não é contabilizado como assistência.
%u26BD%uFE0F O gol de Marcos Paulo, que fechou o placar na Ilha do Retiro!#VamosSãoPaulo %uD83C%uDDFE%uD83C%uDDEA pic.twitter.com/GFICMP8jfj
%u2014 São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 18, 2023
Número de gols despenca em 2023
Agora, é inegável que Calleri nem de perto lembra o centroavante que foi artilheiro disparado do São Paulo em 2022. No ano passado, ele marcou 27 gols em 67 jogos pelo clube.
O número despencou para quatro gols em 16 partidas até aqui. Se não marcar contra o Vasco neste sábado (20), às 18h30 (horário de brasília), no Morumbi, pela sétima rodada do Brasileirão, Calleri completará um mês sem marcar.
Desempenho de Calleri
Em 2023: 4 gols em 16 jogos - média de 0,25 gol/jogo
Em 2022: 27 gols em 67 jogos - média de 0,40 gol/jogo
O último gol do centroavante foi na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, em 22 de abril. Neste período, o atacante ficou fora de três partidas após apresentar um quadro de dengue.
Foram cerca de duas semanas fora das atividades em campo. O jogador perdeu massa muscular e teve de fazer um trabalho de reforço para voltar ao time na vitória por 2 a 0 sobre o Inter, no Morumbi. Na ocasião, ele deu assistência para Pablo Maia marcar um golaço.
Calleri tem a chance de voltar a balançar as redes neste sábado (20). O São Paulo enfrenta o Vasco às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela sétima rodada do Brasileirão.