
Calleri vive seca e se destaca em outro quesito pelo São Paulo
Jonathan Calleri é a principal referência do elenco do São Paulo em 2023. Pode até parecer, mas esta frase não tem a ver com gols. Ao menos, não diretamente.
O centroavante vive uma temporada de seca, em que raramente balança as redes. Mas ele compensa a falta de gols como líder do Tricolor em assistências no ano.
Saiba mais
Calleri deu quatro passes para gol em 2023. Nenhum jogador do elenco contribuiu com mais assistências do que o argentino.
E poderiam ser mais. Na última quarta-feira (17), ele deu o passe para o gol de Marcos Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil. Mas como a bola desviou na defesa antes de chegar ao companheiro, o lance não é contabilizado como assistência.
%u26BD%uFE0F O gol de Marcos Paulo, que fechou o placar na Ilha do Retiro!#VamosSãoPaulo %uD83C%uDDFE%uD83C%uDDEA pic.twitter.com/GFICMP8jfj
%u2014 São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 18, 2023
Número de gols despenca em 2023
Agora, é inegável que Calleri nem de perto lembra o centroavante que foi artilheiro disparado do São Paulo em 2022. No ano passado, ele marcou 27 gols em 67 jogos pelo clube.
O número despencou para quatro gols em 16 partidas até aqui. Se não marcar contra o Vasco neste sábado (20), às 18h30 (horário de brasília), no Morumbi, pela sétima rodada do Brasileirão, Calleri completará um mês sem marcar.
Desempenho de Calleri
Em 2023: 4 gols em 16 jogos - média de 0,25 gol/jogo
Em 2022: 27 gols em 67 jogos - média de 0,40 gol/jogo
O último gol do centroavante foi na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, em 22 de abril. Neste período, o atacante ficou fora de três partidas após apresentar um quadro de dengue.
Foram cerca de duas semanas fora das atividades em campo. O jogador perdeu massa muscular e teve de fazer um trabalho de reforço para voltar ao time na vitória por 2 a 0 sobre o Inter, no Morumbi. Na ocasião, ele deu assistência para Pablo Maia marcar um golaço.
Calleri tem a chance de voltar a balançar as redes neste sábado (20). O São Paulo enfrenta o Vasco às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela sétima rodada do Brasileirão.