Dorival Júnior até tratou de atenuar o peso do duelo com o Corinthians para o seu início de trabalho pelo São Paulo. Mas o duelo deste domingo (14), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Brasileirão, servirá para o técnico tentar reverter um histórico ruim em clássicos pelo clube.
A partida do fim de semana será a primeira contra um rival paulista desde que Dorival voltou ao clube para substituir Rogério Ceni, em abril. Mas o mau desempenho em clássicos foi determinante para abreviar sua primeira passagem pelo São Paulo.
O treinador comandou a equipe pela primeira vez entre julho de 2017 e março de 2018. Neste período, foram seis clássicos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.
A única vitória foi o 2 a 1 sobre o Santos em outubro de 2017, pelo Brasileirão. No ano seguinte, o São Paulo perdeu os três clássicos da primeira fase do Paulistão com Dorival. O técnico foi demitido no dia seguinte à derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, em 8 de março de 2018.
Cinco anos mais tarde, Dorival prefere se apegar ao início de trabalho pelo São Paulo, com seis jogos de invencibilidade. De acordo com o técnico, os três pontos do clássico são os "mesmos" de qualquer outro jogo.
– Naturalmente é um jogo pesado, difícil, complicado. Mas que não pode fugir dessa condição. Se ganharmos, vamos continuar mantendo os pés no chão, com tranquilidade, buscando os melhores resultados na sequência. E sabendo que os três pontos contra o Corinthians são os mesmos que vierem subsequentes – afirmou o treinador após o empate com o Fortaleza.
Os clássicos de Dorival pelo São Paulo
- 27/08/2017 - Palmeiras 4 x 2 São Paulo - Brasileirão
- 24/09/2017 - São Paulo 1 x 1 Corinthians - Brasileirão
- 28/10/2017 - São Paulo 2 x 1 Santos - Brasileirão
- 27/01/2018 - Corinthians 2 x 1 - Paulistão
- 18/02/2018 - São Paulo 0 x 1 Santos - Paulistão
- 08/03/2018 - Palmeiras 2 x 0 São Paulo - Paulistão
Mas para o São Paulo, o clássico tem um peso a mais. O Tricolor tenta a primeira vitória sobre o Corinthians em Itaquera. Até agora, foram 16 jogos, com dez vitórias do Corinthians e seis empates.
A delegação são-paulina retorna de Fortaleza nesta sexta-feira (12). No sábado (13), Dorival Júnior comanda o único treino do Tricolor antes do clássico. O São Paulo enfrenta o Corinthians neste domingo (14), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.