O São Paulo tem a melhor defesa entre os 20 times da Série A em 2023, e muito graças à dupla de zaga titular. Lado a lado, Arboleda e Lucas Beraldo não só estão invictos na temporada, como não sofreram um gol sequer em seis jogos. São cinco vitórias e um empate (confira a lista abaixo).
Os dois viraram como titulares absolutos sob o comando de Dorival Júnior. Devido ao calendário pesado da equipe, eles não atuaram juntos em todas as partidas desde a chegada do treinador.
Mas ambos se tornaram pilares de um sistema defensivo quase intransponível. Prova disso é que a equipe sofreu apenas um gol nas cinco partidas com o técnico.
– O Arboleda passa uma confiança enorme. É um zagueiro de Copa do Mundo e vem passando a experiência dele. É o time inteiro que está fazendo a parte dele. Tem também os laterais e os outros zagueiros que jogam. A gente vem fazendo o nosso papel e conseguindo sair vitorioso nos jogos - disse Beraldo após a vitória por 1 a 0 sobre o Inter no último domingo (7).
A boa fase da defesa do São Paulo em 2023 vai além da dupla de zaga invicta. A equipe sofreu apenas 13 gols em 22 jogos, com média de 0,59 gol por partida. Tanto em números absolutos quanto pela média, o Tricolor tem o melhor retrospecto defensivo entre os times da Série A no ano.
As estatísticas também servem para consolidar a temporada de Rafael. O goleiro foi titular em todos os 22 jogos da temporada e tem atualmente o melhor retrospecto de um atleta da posição pelo São Paulo no Século 21.
São Paulo tem a melhor defesa da Série A
São Paulo - 13 gols em 22 jogos - média de 0,59 gol/jogo
Fluminense - 16 gols em 24 jogos - média de 0,66
Fluminense - 16 gols em 24 jogos - média de 0,66
Grêmio - 16 gols em 24 jogos - média de 0,66
Botafogo - 18 gols em 26 jogos - média de 0,69
Athletico - 18 gols em 26 jogos - média de 0,69
Cuiabá - 17 gols em 23 jogos - média de 0,73
Fortaleza - 25 gols em 32 jogos - média de 0,78
Palmeiras - 21 gols em 26 jogos - média de 0,80
Atlético-MG - 21 gols em 25 jogos - média de 0,84
Goiás - 27 gols em 31 jogos - média de 0,87
Ranking ordenado pela média de gols sofridos
O técnico Dorival Júnior divide os números da defesa com os demais ateltas da equipe. De acordo com o técnico, o sistema de marcação começa com os atacantes e passa também pelo meio-campo para dar proteção aos zagueiros.
– É um sistema, e a nossa marcação começa com nossos homens de frente, obrigatoriamente e necessariamente. Quando isso não acontece, com certeza os homens de zaga ficam expostos – ressalta o treinador.
Arboleda e Beraldo juntos em 2023
Tigres 0 x 2 São Paulo* - Copa Sul-Americana
São Paulo 0 x 0 Ituano* - Copa do Brasil
São Paulo 2 x 0 Puerto Cabello - Copa Sul-Americana
São Paulo 3 x 0 América-MG - Brasileirão
Ituano 0 x 1 São Paulo - Copa do Brasil
São Paulo 2 x 0 Inter - Brasileirão
Jogos em que o time atuou com três zagueiros
Protegidos pelo restante do time, Arboleda e Lucas Beraldo vivem trajetórias diferentes na temporada. Após perder boa parte da temporada passada devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, o equatoriano voltou a conviver com problemas médicos em 2023. Ele ficou fora de oito partidas seguidas devido a uma tendinite no joelho direito.
Beraldo, por sua vez, vive uma temporada de afirmação. O zagueiro de 19 anos assumiu a titularidade durante o Paulistão. Já são 16 jogos no ano, dos quais 15 como titular.
O bom desempenho fez ele desbancar alguns nomes importantes da posição no elenco. Um exemplo é o antigo capitão Diego Costa.
Recuperado de cirurgia no joelho esquerdo, o zagueiro atuou apenas duas vezes no ano. Um dos altos investimentos do clube para a temporada, Alan Franco também perdeu espaço.
Com a dupla titular em alta, o São Paulo se reapresenta para trabalhos nesta terça-feira (9). O Tricolor volta a campo na quinta-feira (11), às 20h (horário de Brasília), quando enfrenta o Fortaleza no Castelão pela quinta rodada do Brasileirão.