Logo quando chegou, o São Paulo vinha apresentando um futebol abaixo das expectativas. Refém de jogadores mais velhos e que não vinham fazendo jus aos altos salários que recebiam, o Tricolor teve Cuca como peça-chave para a saída de atletas como Diego Souza, Nenê e Jucilei do time titular, fato enaltecido por ele em coletiva de imprensa.
"O sentimento é de que poderia ter sido melhor e não aconteceu, peço desculpas principalmente ao torcedor que tinha uma confiança muito grande no meu trabalho. Mudanças importantes no elenco foram feitas, mudanças que podem ser uma semente plantada para o futuro, como já foi feito no passado", afirmou Cuca.
Em sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2004, Cuca foi o responsável por montar o elenco que, no ano seguinte, se sagrou campeão paulista, da Libertadores e mundial. Desta vez, sua trajetória no Tricolor durou apenas seis meses, mas o clube pode colher novos frutos plantados pelo seu agora ex-treinador.
"Saio com um sentimento ruim, porque você passar seis meses em um grande clube não é o ideal. São Paulo é um lugar especial e, infelizmente, as coisas não fluíram, não deu aquela liga que a gente sente de você tocar e sentir o prazer, tivemos que fazer muitas forças para ter essas vitórias, foi em cima das mexidas, de criar alternativas, mas naturalmente poucas vitórias aconteceram", concluiu.