O São Paulo manteve a boa fase após a parada da Copa América e venceu o Athletico Paranaense, por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, em partida da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória conquistada nesta quarta-feira deixou o São Paulo na quarta posição, com 30 pontos, três a mais que o Atlético, agora em quinto, e a dois do líder Santos. O time da casa permaneceu na oitava posição, com 22. O atacante Vítor Bueno marcou aos 39 minutos do primeiro tempo.
O Athletico começou a partida pressionando o São Paulo em seu campo, explorando o lado direito com Madson, que levava vantagem sobre Vítor Bueno. Aos 6 e aos 10 minutos, Marcelo Cirino recebeu passes pela direita e quase abriu o placar.
O técnico Cuca percebeu a estratégia atleticana e inverteu o posicionamento de Liziero com Vítor Bueno e conseguiu neutralizar as jogadas pela direita. Em uma jogada pela esquerda, Liziero encontrou Vítor Bueno livre no meio da área, o atacante esperou a saída de Santos e tocou por cima para marcar o gol da vitória. Dois minutos depois Léo Pereira quase empatou, após cobrança de escanteio.
Na segunda etapa, para dar mais agressividade ao ataque, o técnico Tiago Nunes colocou o argentino Marco Ruben no lugar de Rony, mas a alteração não surtiu efeito imediato. O time da casa tentava impor mais velocidade, mas perdia passes curtos e perdia para a defesa do São Paulo. Aos 14 minutos, o atacante Raniel recebeu pela esquerda, ajeitou e bateu rente à trave de Santos.
Apesar do susto, o Athletico voltou a responder e ficou mais agressivo com a entrada de Vitinho no lugar do amarelado Thonny Anderson, que não estava bem na partida. Com a entrada de Vitinho, Igor Vinícius deixou de avançar e o rubro-negro jogava praticamente no campo do visitante. Aos 26, Marco Ruben quase empatou, após cruzamento pela direita, mas o atacante não alcançou a bola.
Pressionado pelo time da casa, Cuca trocou o autor do gol, Vítor Bueno, pelo volante Willian Farias. A equipe paulista esperava encaixar um contra-ataque, mas as oportunidades não surtiam efeito.
O Athletico-PR mantinha a pressão e, aos 43 minutos, Marco Ruben acertou uma bicicleta e a bola passou rente à trave.
No fim de semana, também pelo Brasileirão, o Athletico-PR vai visitar o Grêmio no sábado. No dia seguinte, o São Paulo terá pela frente o Vasco, em São Januário. Ambos os jogos serão válidos pela 16ª rodada.
ATHLETICO-PR 0 x 1 SÃO PAULO
ATHLETICO-PR
Santos; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano; Wellington (Thomas Andrade), Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino, Thonny Anderson (Vitinho) e Rony (Marco Ruben)
Técnico: Tiago Nunes
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Liziero (Léo Pelé), Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony (Juanfran), Vítor Bueno (Willian Farias) e Raniel
Técnico: Cuca
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 21 de agosto de 2019, quarta-feira
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Carlos Eduardo Braga (RJ)
Cartões amarelos: Arboleda e Reinaldo (SAO); Wellington, Bruno Guimarães e Thonny Anderson (ATH)
GOL: Vitor Bueno, aos 39min do 1ºT