"Posso dizer que foi uma vida aqui dentro, alegrias, conquistas, amor e sofrimento, mas que tudo valeu a pena. Saio de cabeça erguida, muito realizado e deixo um legado: profissionalismo, dedicação e respeito a essa camisa", disse o jogador, que também atua como volante, em seu perfil no Instagram.
"Muito obrigado, instituição São Paulo Futebol Clube, a todos jogadores, diretoria, comissões técnicas, funcionários, e os verdadeiros torcedores tricolores, além daqueles que fizeram parte dessa minha história. Vocês estarão sempre em minha memória e coração", escreveu o jogador.
Formado nas divisões de base do São Paulo, Rodrigo Caio soma 277 jogos disputados e 13 gols marcados pelo clube. Mas o zagueiro perdeu espaço no clube em 2018, especialmente por ter sofrido uma lesão no pé esquerdo em abril. O problema encerrou as possibilidades e o sonho de disputar a Copa do Mundo da Rússia pela seleção brasileira.
O jogador já vive o clima do seu novo time e revelou estar "extremamente motivado" com a chance de defender o Flamengo. "É com muito orgulho e extremamente motivado que inicio a minha história no Flamengo.
Rodrigo Caio possui em seu currículo o título da Copa Sul-Americana de 2012, além de ter faturado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados, mas as informações são de que o Flamengo vai desembolsar 5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) por 45% dos direitos econômicos do jogador..