O São Paulo não venceu, mas os quase 50 mil torcedores que foram ao Morumbi na tarde deste domingo saíram do estádio orgulhosos de seu time. Jogando com um a menos desde a metade final do primeiro tempo, a equipe dirigida por Diego Aguirre saiu atrás com um gol contra de Anderson Martins, mas buscou o 1 a 1 com o Fluminense e manteve a invencibilidade do Tricolor paulista em casa no Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o São Paulo garantiu a manutenção da liderança da competição ao término da 22ª rodada, com 46 pontos O Fluminense, por sua vez, caiu para o 11º lugar, com 27 pontos, apenas quatro acima da zona de rebaixamento.
Pela 23ª rodada do Brasileirão, o São Paulo terá um duelo direto da parte de cima da tabela contra o Atlético, nesta quarta-feira, às 21h45, no Independência. Já o Fluminense recebe o Vitória na quinta-feira, às 19h, no Maracanã.
O Jogo – Com o apoio massivo da torcida, o São Paulo esboçou uma pressão no início, mas não conseguiu ameaçar a meta carioca e ainda viu o Fluminense criar a primeira grande chance de gol. Aos 11 minutos, após boa trama pela esquerda, Ayrton Lucas cruzou rasteiro para dentro da área, encontrando Jadson, que encheu o pé e acertou o travessão após desvio de Liziero.
O time mandante respondeu pouco depois. Reinaldo cobrou lateral na área para Bruno Alves cabecear com perigo e Júlio César fazer a defesa. Aos 23, novamente pelo alto, o São Paulo assustou: Shaylon cobrou escanteio, e Hudson ganhou do zagueiro, mas testou por cima do travessão. Logo em seguida, após passe errado de Ibañez, Diego Souza recebeu de Rojas na entrada da área e ajeitou de peito para Hudson, que chutou torto.
Aos 33, em uma falta infantil, Diego Souza foi expulso por deixar o cotovelo no rosto de Léo no campo de defesa do São Paulo. Em desvantagem numérica, o São Paulo recuou na parte final do primeiro tempo, mas não correu riscos e ainda viu Reinaldo quase abrir o placar de falta.
Buscando se aproveitar da expulsão, Marcelo Oliveira promoveu a entrada do atacante Júnior Dutra no lugar do volante Jadson no intervalo.
Pouco depois, no entanto, o Fluminense abriu o placar. Aos oito minutos, após longo lançamento de Sornoza, Anderson Martins tocou de cabeça com a intenção de recuar para Sidão, mas acabou tirando do goleiro e marcando contra.
Diante do cenário totalmente adverso, Aguirre fez nova alteração: sacou Edimar para a entrada de Régis. E deu certo. Aos 26 minutos, o lateral driblou Ayrton Lucas com um lindo chapéu e cruzou na medida para Tréllez cabecear e deslocar o goleiro Júlio César, fazendo a festa no Morumbi.
Embalado pelo gol, o Tricolor paulista continuou em cima apesar da desvantagem numérica. Mas foi o Fluminense quem ficou mais perto da vitória. Aos 41 minutos, Richard deu passe de calcanhar e deixou Matheus Alessandro na cara do gol. O atacante bateu cruzado e acertou a trave. No rebote, Dodi finalizou, mas Anderson Martins se redimiu do gol contra e garantiu o empate no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 FLUMINENSE
SÃO PAULO: Sidão; Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Edimar (Régis); Hudson, Liziero (Luan) e Shaylon (Tréllez); Joao Rojas, Diego Souza e Reinaldo
Técnico: Diego Aguirre
FLUMINENSE: Júlio César; Léo, Ibañez, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson (Júnior Dutra), Dodi e Junior Sornoza (Luciano); Everaldo e Kayke (Matheus Alessandro)
Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: SÃO PAULO: Tréllez, aos 26 minutos do 2º tempo; FLUMINENSE: Anderson Martins (contra), aos 8 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Tréllez (São Paulo); Jadson e Sornoza (Fluminense)
Cartão vermelho: Diego Souza (São Paulo)
Público: 49.348 torcedores
Renda: R$ 1.881.675,00
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 2 de setembro de 2018 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA).