A família de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, pedirá ao Santos para que a camisa 10 seja "aposentada", segundo a TV Globo. O maior jogador de todos os tempos, que faleceu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, defendeu o clube durante praticamente toda a sua carreira, e a não utilização da numeração por qualquer jogador do Peixe seria uma forma de homenageá-lo.
Pelé estreou pelo Santos ainda aos 15 anos de idade. O então jovem prodígio encantou todos do clube logo em suas primeiras aparições, estreando com gol na vitória sobre o Corinthians de Santo André por 7 a 1.
Pelo Santos, Pelé se sagrou bicampeão da Libertadores, vencendo o Peñarol, do Uruguai, e o Boca Juniors, da Argentina, em 1962 e 1963, respectivamente. Nestes mesmos anos também foi bicampeão mundial ao derrotar o Benfica, de Portugal, e o Milan, da Itália.
Em 1969, Pelé e seus companheiros do Santos foram capazes de paralisar uma guerra civil na Nigéria ao realizarem uma excursão pela África. Na ocasião, houve um cessar fogo para que todos pudessem acompanhar o amistoso contra a seleção do centro-oeste do país, vencido pelo Peixe, por 2 a 1.
O velório de Pelé deverá acontecer na Vila Belmiro, um pedido do próprio ex-jogador realizado à família. Ainda não há definição de quando o corpo do Rei do Futebol será levado para a Baixada Santista.
Pelé faleceu nesta quinta-feira, aos 82 anos, após um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, por causa do agravamento do câncer no cólon, descoberto em setembro de 2021.