O domínio do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores está em risco nesta edição. Há seis anos o Alviverde tem sido impecável nas chaves, sempre na liderança e várias vezes como dono da melhor campanha geral. Neste ano pode viver uma situação inédita com Abel Ferreira.
Palmeiras sempre é líder nos grupos
Desde 2017 o Palmeiras sempre chega ao mata-mata da Libertadores como líder de seu grupo. Naquele ano ficou se classificou na frente do Jorge Wilstermann (BOL), em 2018 superou o Boca Juniors, depois San Lorenzo (2019), Guaraní do Paraguai (2020), Defensa y Justicia (2021) e Emelec (2022).
Neste ano a soberania está sob xeque, porque o atual líder do grupo é o Bolívar (BOL). O Alviverde ainda tem confronto direto em casa, no próximo dia 29, e precisa vencer os bolivianos para confirmar mais uma vez a liderança do grupo.
Palmeiras pode ter que decidir fora de casa
Nos últimos seis anos, o domínio na fase de grupos deu ao Palmeiras o benefício de decidir confrontos do mata-mata no Allianz Parque. Desde que Abel Ferreira chegou, na edição de 2020, o time só precisou decidir fora de casa na Libertadores uma vez, contra o Atlético-MG, na semifinal da edição de 2021 –passou e depois foi campeão sobre o Flamengo.
Neste ano, se tropeçar no Bolívar, o Palmeiras teria que definir o confronto das oitavas de final longe de casa. Seria a primeira vez sob comando de Abel.
Que time! Que família! Das arquibancadas ao vestiário, #TodosSomosUm! %uD83D%uDC9A
%u2014 SE Palmeiras (@Palmeiras) June 8, 2023
Bom dia, torcida que canta e vibra! %uD83C%uDF1E#AvantiPalestra #FamíliaPalmeiras#ClassificaçãoDeAlmanaque pic.twitter.com/TzL3kIrCyk
Classificação geral da Libertadores
Apesar do risco de ser segundo, o Palmeiras ainda tem condições de ter a melhor campanha da fase de grupos. Uma vitória simples sobre o Bolívar pode resolver tudo: garantir a liderança do grupo e também a geral.
Atualmente Bolívar e Palmeiras têm as melhores campanhas da fase de grupos (12 pontos cada), o Argentinos Juniors tem 11, e cinco times têm dez pontos: Athletico, Atlético Nacional, Boca Juniors, Independiente Medellín e Racing. Desta forma o Alviverde depende apenas de si para liderar a classificação geral.
Campanhas do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores
2017: primeiro do grupo e 5° na classificação geral
2018: primeiro do grupo e geral
2019: primeiro do grupo e geral
2020: primeiro do grupo e geral
2021: primeiro do grupo e 2° geral
2022: primeiro do grupo e geral