Depois que se recuperou de lesão, Veiga foi titular nos últimos dez jogos do Palmeiras e o time perdeu apenas um, justamente contra o Fortaleza. O meia além de ser o líder em assistências na temporada, com oito passes para gol, ainda é o artilheiro do time no ano com 11.
Raphael Veiga em 2023:
Maior artilheiro na temporada
• Gols: Raphael Veiga (11); Rony (7)
Maior assistente na temporada
• Assistências: Raphael Veiga (8); Dudu e Rony (4)
A dúvida que fica para o torcedor palmeirense é: como Abel Ferreira vai montar o time sem a peça mais importante que mantém a engrenagem do time funcionando? Há algumas alternativas.
A primeira opção é improvisar o atacante Flaco López. Abel, inclusive, já usou o jogador nessa função, justamente quando Veiga se lesionou, depois da final do paulista. E o argentino correspondeu. Fez dois gols nas cinco partidas quando o meia esteve fora e agradou a comissão técnica do time paulista. Flaco, inclusive, esteve em campo na derrota desta quarta (31), contra o Fortaleza.
Richard Ríos pode ser uma opção, mais centralizado. Caso queira uma testar uma opção mais ousada, o técnico Abel Ferreira pode utilizar o meia Jhon Jhon. O jovem de 20 anos, inclusive, entrou em campo no lugar de Veiga contra o Atlético-MG.
A partida deste domingo (4), pode será apenas a sexta partida no ano que o time do Palmeiras jogou sem Raphael Veiga. Nos cinco jogos que esteve fora, Veiga viu o time vencer três e empatar dois jogos. O Palmeiras é o segundo colocado do Campeonato Brasileiro - e até o momento único invicto -, com 16 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo.