Em abril, o Palmeiras conquistou o Paulistão pela segunda vez seguida, enquanto o Fortaleza foi pentacampeão do Campeonato Cearense. Após o início de temporada vitorioso, ambos os times ainda não sabem o que é perder no Brasileirão.
Passadas cinco rodadas, o Palmeiras está em segundo lugar, com 14 pontos: quatro vitórias e dois empates. O Fortaleza ocupa a oitava colocação, com dez pontos: duas vitórias e quatro empates.
No geral, contando todas as competições, o Fortaleza é o time da Série A do Brasileiro com a maior sequência invicta: 13 jogos. E o Palmeiras vem logo atrás, na segunda colocação, com 11 partidas sem derrota.
Agora, as equipes medem força na Copa do Brasil. O duelo é inédito pela competição de mata-mata. Até hoje, Palmeiras e Fortaleza se enfrentaram em 19 jogos, todos pelo Brasileirão. São oito vitórias do Alviverde, seis do Leão e cinco empates.
O confronto desta noite também coloca frente a frente os dois técnicos mais longevos na elite brasileira. O português Abel Ferreira, do Palmeiras, e o argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, trocaram elogios no último fim de semana.
- O Fortaleza é uma equipe com trabalho sólido, com treinador argentino com ideias muito claras, uma equipe agressiva no bom sentido, que varia de um jogo curto e um jogo longo. É jogo mata-mata, é uma competição que nós temos muitas expectativas e temos um adversário duro pela frente - afirmou Abel Ferreira.
- Sabemos da organização do Palmeiras. Que há dois anos está em primeiro nível. Tem a mesma comissão técnica, praticamente os mesmos jogadores. Tem uma boa estrutura, e quanto eu falo em estrutura, não é apenas a física, é de manter jogadores, comportamento, ideias, e é por isso que o Palmeiras está lutando em cada competição que disputa. Mas temos três dias para o planejamento dessa partida, sabendo que é uma eliminatória e não dura somente 90 minutos e, sim, 180 - disse Vojvoda.