Apesar da decisão do Conselho Técnico de clubes da Série A pelo retorno do público a partir desta rodada, os estádios em São Paulo só poderão receber torcida com 30% de sua capacidade depois de segunda-feira, dia 4 de outubro, por decisão do governo. As equipes paulistas tiveram a prerrogativa de adiar suas partidas, como fez o Santos. Mas o Palmeiras não quis postergar o compromisso com o Juventude e jogará neste domingo com os portões fechados.
O clube rejeitou o adiamento do confronto porque a comissão técnica considera ser melhor ter quase todo o elenco à disposição neste momento do que correr o risco de perder jogadores por lesões ou ter de atuar, no futuro, em um curto espaço de tempo com o calendário apertado. A equipe já tem um jogo adiado, contra o Ceará, da 19ª rodada, que será disputado no fim de outubro.
Com 38 pontos e já a uma distância considerável do líder Atlético-MG, o Palmeiras não quer ver o rival mineiro que eliminou recentemente da Libertadores ampliar ainda mais sua diferença na ponta. Nos últimos cinco jogos, a equipe alviverde venceu duas partidas e perdeu três vezes. A ideia é reduzir a oscilação para permanecer na luta pelo título.
"O Palmeiras busca sempre vencer, às vezes as coisas não saem como a gente quer. Temos um adversário do outro lado que também quer a vitória, o que cobramos aqui dentro é que a gente sempre esteja disputando títulos, sempre no topo. Às vezes ganhamos, às vezes perdemos, mas não podemos deixar de chegar", disse o goleiro Weverton. Ele entende que o time está mais maduro e mais forte mentalmente. Esses componentes foram determinantes para a chegada a mais uma final de Libertadores e podem ajudar na reação no Brasileirão.
"O Brasileiro é um campeonato muito difícil, cada ponto é importante, sabemos disso, então temos de ganhar jogos e ir em busca da liderança", afirmou o polivalente Renan, que é zagueiro de origem, mas também atua na lateral esquerda.
O estratégico Abel Ferreira, criticado e muito elogiado nos últimos dias, terá algumas baixas na equipe. O lateral-direito Mayke passou por artroscopia no joelho e ficará um período fora. O titular da posição, Marcos Rocha, saiu de campo contra o Atlético com dores, teve lesão constatada na coxa direita e também não joga. Com isso, Gabriel Menino será o titular no setor.
Na esquerda, o reserva Victor Luís faz tratamento para se recuperar de dores na coxa direita. No meio, Patrick de Paula levou o terceiro amarelo contra o Corinthians e está suspenso. A dupla de volantes deve ser formada por Zé Rafael e Danilo. O experiente Felipe Melo, titular na Libertadores, também é uma opção. Wesley, Rony e Luiz Adriano disputam duas vagas no ataque.
Juventude
Embalado após derrotar o Santos, por 3 a 0, o Juventude quer emplacar a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro para se distanciar de vez da zona de rebaixamento e poder sonhar com uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.A única novidade para o duelo é o zagueiro Rafael Forster, que cumpriu suspensão automática. Mas o retorno entre os titulares não está confirmado, já que o time fez uma de suas melhores apresentações diante da equipe praiana.
Marquinhos Santos, por outro lado, seguirá sem poder contar com os meias Wagner e Elton, ambos vetados pelo Departamento Médico. A expectativa é que o time seja o mesmo da rodada passada.
"Agora é focar na partida contra o Palmeiras, que é uma equipe bem qualificada e sabemos da dificuldade do confronto, mas vamos trabalhar forte para somar pontos fora de casa", disse Guilherme Castilho.
Após a vitória diante do Santos, o Juventude chegou aos 26 pontos e respirou na luta contra o rebaixamento. Em seu retorno à elite, foram 22 jogos, com seis vitórias, oito empates e oito derrotas.
PALMEIRAS X JUVENTUDE
PALMEIRAS - Weverton; Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Dudu; Wesley e Rony (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira.JUVENTUDE - Douglas Friedrich; Michel, Quintero, Vitor Mendes e William Matheus; Wescley, Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho; Capixaba e Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos.
ÁRBITRO - Marcelo de Lima Henrique (RJ)
HORÁRIO - 18h15
LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo.