Até aqui, Dracena coleciona 26 jogos seguidos sem saber o que é perder pelo Palestra. São 16 vitórias e 10 empates. A última derrota foi para o Cruzeiro, na semifinal da Copa do Brasil de 2018. Curiosamente, o Verdão decide a vida do time Celeste na última rodada do Brasileirão, neste domingo.
A tendência, porém, é que Edu Dracena não atue no Mineirão neste final de semana. Depois do duelo contra o Goiás, o tom foi de despedida, com o zagueiro sendo jogado para o alto pelos seus companheiros de grupo. Além do mais, a partida aconteceu no Brinco de Ouro da Princesa, onde ele começou a sua carreira, quando defendia o Guarani.
Um dos líderes do elenco, o experiente jogador foi escolhido como capitão do Palmeiras em 11 oportunidades. Foram sete vezes em 2019, três em 2018 e uma em 2016. A última vez foi justamente na goleada sobre o Goiás, em sua provável despedida. Desde 2016 no Verdão, Dracena tem 128 jogos pelo clube, com três gols marcados, e é o oitavo zagueiro que mais atuou com a camisa alviverde neste século. Mesmo vindo de dois rivais estaduais (Santos e Corinthians), ganhou o respeito da torcida com a conquista dos Brasileiros de 2016 e 2018.