Aos 32 anos, Rafinha tem uma oferta do time bávaro para renovar seu vínculo por mais duas temporadas. As opções do atleta são: retornar ao país já neste final de ano, apenas na metade de 2018, ou permanecer na Alemanha e estender seu vínculo com o Bayern.
Se o jogador optar pelo retorno, o Palmeiras é o principal candidato a contratá-lo e topa fazê-lo apenas na metade da temporada. No entanto, o clube quer uma definição de Rafinha para saber se busca outra opção no mercado, como o lateral-direito Marcos Rocha, do Atlético, ou se aguarda o jogador.
No elenco atual, Roger Machado tem quatro opções para a ala alviverde. Mayke terminou o ano como titular, mas pertence ao Cruzeiro e tem contrato de empréstimo até o final de 2018. Jean sofre com problemas físicos e Fabiano será negociado. O Verdão também contará com a volta do jovem João Pedro, valorizado após boa passagem pela Chapecoense.
Ao contrário do imaginado, a decisão de um possível retorno de Rafinha não passa pela Copa do Mundo de 2018, já que o atleta acredita que pode ser convocado por Tite para o Mundial mesmo se permanecer na Europa. Se voltar para o Brasil, portanto, será por escolha pessoal e familiar.
Natural de Londrina, no Sul do Brasil, Rafinha começou a carreira no Coritiba, em 2003. Após dois anos como profissional, transferiu-se para o Schalke 04, da Alemanha, clube que defendeu entre 2005 e 2010. Em 2011, depois de passagem curta pelo Genoa, da Itália, Rafinha foi contratado pelo Bayern de Munique.
Com a camisa do clube bávaro, o lateral brasileiro conquistou o Campeonato Alemão em seis oportunidades (2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17), além da Liga dos Campeões da temporada 2012/13 e outros nove títulos oficiais..