Superesportes

SÉRIE A

Em busca de vaga no G6, Inter visita o Bahia na estreia de Zé Ricardo

Técnico chega ao Colorado e, logo na primeira partida, enfrenta concorrente direto por vaga na Libertadores

Estadão Conteúdo
Após passagem apagada pelo Fortaleza, Zé Ricardo chegou ao Inter para substituir Odair Hellmann - Foto: Ricardo Duarte/Internacional


Anunciado como novo técnico do Internacional na última segunda-feira, Zé Ricardo fará seu primeiro jogo à frente do time colorado neste sábado. O adversário será o Bahia, às 19h, na Arena Fonte Nova, em duelo válido 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Inter contratou Zé Ricardo confiando na capacidade de o treinador levar a equipe gaúcha à Copa Libertadores, feito que ele alcançou com o Vasco em 2017. No momento, o time colorado tem 42 pontos e aparece na sexta posição, a última entre os que se classificam à próxima edição do torneio continental.

A ideia é recuperar o ânimo dos jogadores e emplacar uma arrancada capaz de colocar o Inter entre os quatro primeiros colocados e, assim, garantir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Quatro pontos separam a equipe colorada do São Paulo, o atual quarto colocado.

"Não será fácil. Há vários clubes lutando por este objetivo (Libertadores), mas acreditamos que pela força, a camisa pesadíssima, os aspectos, podemos fazer acontecer", disse Zé Ricardo em sua apresentação. Entre os desafios do comandante estão recuperar a confiança do elenco, tornar o time mais agressivo e reduzir a instabilidade recente.



Zé Ricardo indicou que usará uma formação mais ofensiva em comparação à adotada pelo seu antecessor Odair Hellmann e à utilizada pelo interino Ricardo Colbachini nos dois jogos em que esteve à frente da equipe. Ele prepara novidades e deve mudar o esquema e as peças, especialmente do meio para frente.

O treinador não terá o volante Patrick, suspenso.
O veterano D'Alessandro também é desfalque por suspensão. Em contrapartida, Rodrigo Lindoso, recuperado de dores musculares na coxa esquerda, volta a ficar à disposição. Rafael Sóbis é outro que retorna de lesão. Ele se livrou de um problema muscular e deve começar a partida no banco.

É provável que Guilherme Parede seja titular na vaga de Patrick. Na frente devem estar as principais alterações: Neilton e Wellington Silva. Eles formarão o trio ofensivo com o peruano Paolo Guerrero. Nico López treinou entre os reservas nas últimas atividades e deve ir para o banco.

Tricolor de Aço

Nas últimas três partidas que fez como mandante, o Bahia perdeu duas vezes (2 a 1 para Ceará e Athletico-PR) e empatou sem gols com o São Paulo. A sequência negativa não permitiu que o time entrasse no G6, aparecendo na oitava colocação, com 41 pontos.

"A preocupação existe sempre quando você não vence, mas a sequência negativa em casa não nos gera preocupação. A gente não se sente pressionado de jogar em casa por conta disso. O que nos pressiona é a vontade de entrar na zona de classificação da Libertadores e continuar", disse o técnico da equipe, Roger Machado.

O último treino antes da partida foi realizado na manhã desta sexta-feira e fechado para a imprensa. Apesar de ter participado da atividade, o lateral-esquerdo Moisés ainda não será utilizado. Assim, Giovanni segue entre os titulares.

Se confirmou a ausência de Moisés, Roger Machado não deu pistas sobre o substituto do suspenso Élber e também deixou no ar a possibilidade de Guerra perder espaço no time titular. Marco Antônio e Arthur Caíke seriam as opções para ambas as situações..