O Internacional derrotou o São Paulo por 3 a 1, de virada, neste domingo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Leandro Damião foi o destaque do jogo, com dois gols marcados e um pênalti sofrido, convertido por Nico López.
Com a vitória, o time gaúcho se garantiu na vice-liderança, com 56 pontos, três atrás do Palmeiras, na disputa pelo título. O São Paulo, que somou apenas três pontos nos últimos 15 disputados e ampliou a sua má fase, estacionou no quarto lugar, com 52.
O resultado ainda manteve a invencibilidade do Internacional jogando no Beira-Rio neste Brasileirão. Agora são 11 vitórias e três empates em confrontos realizados diante dos torcedores colorados.
Na 30ª rodada, o São Paulo buscará a reabilitação contra o Atlético-PR, no sábado, às 19 horas, no Morumbi. Já o Internacional será mandante novamente: encara o Santos, na segunda-feira do próximo dia 22, às 20h, no Beira-Rio. Para enfrentar o time paranaense, o técnico Diego Aguirre não poderá contar Bruno Peres, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Anderson Martins, expulso neste domingo.
O JOGO - O primeiro tempo do duelo em Porto Alegre foi dominado pelo Internacional. Embora tenha aberto o placar logo aos 2 minutos, com Liziero, o time do Morumbi ficou encurralado na defesa e sem força ofensiva. Antes disso, no que se configurou em um cenário de ataque contra defesa, o time tricolor marcou primeiro.
Em desvantagem, o time gaúcho empurrou o São Paulo para o seu campo de defesa e criou várias chances de marcar. Após o gol, o time de Aguirre não conseguiu sair no contra-ataque, tampouco valorizar a posse de bola, e acabou sufocado pelo Internacional, que teve dez finalizações contra o gol de Jean.
O clube gaúcho chegou a empatar o confronto aos 13 minutos, mas a auxiliar Neuza Back anotou impedimento de Nico López, em um lance polêmico. Porém, a sorte do São Paulo no Beira-Rio começou a mudar aos 27 minutos, com a entrada de Leandro Damião no lugar de William Pottker, que deixou o gramado com uma lesão muscular na coxa direita.
A pressão do Internacional continuou. Aos 41, D'Alessandro acertou o travessão após cobrança de falta. E, aos 45, depois de muito insistir, chegou ao empate. Nico López recebeu no meio-campo, arrancou até a linha de fundo e cruzou para Leandro Damião cabecear no canto esquerdo de Jean.
O segundo tempo começou e o cenário ataque contra defesa continuou, com a equipe visitante acuada pela força ofensiva do seu adversário. Logo no primeiro minuto, D'Alessandro cobrou falta e Jean salvou sobre a linha.
Cinco minutos depois, o clube gaúcho virou o placar. D'Alessandro bateu falta, Victor Cuesta ajeitou de cabeça e Leandro Damião, na pequena área, tocou para as redes. Foi o gol de número 105 do atacante com a camisa do Internacional.
Depois de passar mais de 50 minutos apenas se defendendo, em desvantagem no placar, o São Paulo resolveu atacar e levou perigo com Hudson, aos 14 minutos: após cruzamento de Rojas, na marca de pênalti, o meia tocou com perigo, mas errou o canto esquerdo de Lomba. Em seguida, Nenê cobrou falta e a bola passou perto do travessão.
Em busca do empate, o técnico Diego Aguirre arriscou e colocou dois atacantes em campo: Tréllez e Carneiro. O time reagiu em campo e se lançou ao ataque. Aos 32 minutos, o São Paulo chegou a empatar o jogo, mas o gol foi anulado, com Bruno Alves em posição de impedimento.
O clube paulista ainda tentou o empate até os minutos finais, mas não conseguiu superar o sistema defensivo do Internacional, que, nos acréscimos ainda chegou ao terceiro gol, após Anderson Martins derrubar Damião dentro da área.
INTERNACIONAL 3 X 1 SÃO PAULO
INTERNACIONAL - Marcelo Lomba; Fabiano, Víctor Cuesta, Emerson Santos (Klaus) e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick e D'Alessandro (Wellington Silva); Nico López e William Pottker (Leandro Damião). Técnico: Odair Hellmann.
SÃO PAULO - Jean; Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Nenê (Carneiro), Joao Rojas e Liziero (Tréllez); Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.
GOLS - Liziero, aos 2, e Leandro Damião, aos 45 minutos do primeiro tempo; Leandro Damião, aos 6, e Nico López, aos 49 do segundo.
CARTÕES AMARELOS - Bruno Peres, Jucilei e Bruno Alves.
CARTÃO VERMELHO - Anderson Martins.
ÁRBITRO - Braulio da Silva Machado (SC).
RENDA - R$ 1.307.521,00.
PÚBLICO - 45.263 torcedores.
LOCAL - Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)..