Cruzeiro e América iniciam neste sábado (11/3), às 16h30, a disputa da semifinal do Campeonato Mineiro. Os times voltam a se enfrentar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, após 11 anos.
Dono da segunda melhor campanha da fase de grupos, com 18 pontos, o Coelho tem a vantagem nesta fase da competição. A equipe pode empatar os dois jogos ou vencer e perder pela mesma diferença de gols que ainda se classifica.
A Raposa, por sua vez, tenta se recuperar após o empate em 1 a 1 com o Democrata-SL na rodada passada. O time celeste ficou em primeiro no Grupo C, com 12 pontos, mas contou com tropeço do Tombense diante do próprio América para garantir a vaga na semifinal.
Este será o segundo clássico entre as equipes neste ano. Na terceira rodada do Estadual, o Coelho contou com gol de Henrique Almeida para vencer por 1 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília.
O zagueiro Lucas Oliveira relembrou o desempenho da Raposa contra os rivais e ressaltou a importância dos detalhes para um bom jogo na semifinal.
"A gente sabe que clássicos são decididos nos detalhes, assim como foram os dois passados. Vamos trabalhar firme porque fizemos bons jogos contra América e Atlético. Com trabalho podemos fazer outro bom jogo", afirmou o defensor.
Pelo lado americano, o lateral-esquerdo Nicolas mostrou confiança em uma nova vitória, mas destacou como os clássicos são diferentes.
"Tem que ficar tranquilo. Clássico é diferente, a semana, a concentração, tudo muda. Estou confiante com a nossa semana de trabalho. Tranquilo também em relação ao grupo, que trabalha firme e forte. Estamos prontos para fazermos um grande jogo", disse.
Mudanças nas escalações?
O Cruzeiro conta com o retorno do volante Wallisson, que foi reintegrado ao grupo nesta semana após ser punido por um ato de indisciplina. O jovem de 25 anos treinou normalmente com o restante do grupo, mas deve ficar no banco de reservas.
Por outro lado, o zagueiro Neris, com lesão muscular na coxa direita, e o meia Daniel Junior, que sofreu uma pancada no tornozelo esquerdo na vitória por 2 a 1 sobre a Caldense, em 23 de fevereiro, são desfalques da Raposa. Outra ausência é o atacante Rafael Bilu, com lesão na coxa esquerda.
Ainda é possível que Pezzolano faça alguma mudança no time titular, com Nikão entrando no lugar de Mateus Vital.
O América também deve ter algumas mudanças em relação ao time que venceu o Tombense por 3 a 1 na rodada passada, no Independência.
Na lateral-direita, Nino Paraíba retorna após cumprir suspensão, mas tem a forte concorrência de Arthur, convocado para a Seleção Brasileira. Já na esquerda, Nicolas é o favorito para retomar a condição de titular de Marlon.
Ainda no setor defensivo, Iago Maidana pode perder a vaga para Ricardo Silva. Outros dois que também devem deixar o time são os atacantes Dadá Belmonte e Henrique Almeida.
A tendência é que Felipe Azevedo volte a ser titular na ponta esquerda, enquanto Aloísio e Wellington Paulista disputam uma vaga no comando de ataque.
Outras novidades do Coelho estão no banco de reservas. Nesta semana, o meia Emmanuel Martínez e os atacantes Mateus Gonçalves e Mikael foram liberados do departamento médico e reforçam a equipe, que não tem nenhum desfalque para o clássico.
Cruzeiro x América
Cruzeiro
Rafael Cabral; Oliveira, Reynaldo e Matheus Jussa; William, Ian Luccas, Neto Moura e Kaiki; Nikão (Vital), Bruno Rodrigues e Gilberto.
Técnico: Paulo Pezzolano
Técnico: Paulo Pezzolano
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Arthur), Iago Maidana (Ricardo Silva), Éder e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Aloísio (Wellington Paulista).
Técnico: Vagner Mancini
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data e horário: 11 de março de 2023 (sábado), às 16h30
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lira
VAR: Marco Aurelio Augusto
Transmissão: Globo, SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes
Transmissão: Globo, SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes