2

Cruzeiro x América: clássico terá duelo de artilheiros experientes

Centroavantes Gilberto e Aloísio, que já rodaram o mundo jogando futebol, agora são as principais esperanças de gol de Raposa e Coelho, respectivamente

10/03/2023 06:00 / atualizado em 10/03/2023 09:31
compartilhe
Gilberto e Aloísio são as esperanças de gols de Cruzeiro e América
foto: Montagem de fotos de Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Estevão Germano/América

Gilberto e Aloísio são as esperanças de gols de Cruzeiro e América


O clássico entre Cruzeiro e América, neste sábado (11), às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro, colocará frente a frente pela segunda vez na temporada dois artilheiros muito experientes. Os centroavantes Gilberto e Aloísio, que já rodaram o mundo jogando futebol, agora são as principais esperanças de gol de Raposa e Coelho, respectivamente.
 
Os atacantes compartilham algumas vivências parecidas. Embora tenham feito base em times de regiões opostas do Brasil, conseguiram destaque no profissional, além de sucesso em passagens por clubes internacionais. 

Desde que se profissionalizou, Gilberto passou por 13 equipes, sendo nove brasileiras e quatro estrangeiras. O centroavante de 33 anos foi revelado pelo Santa Cruz, em 2008, e logo contratado pelo Internacional. No entanto, ganhou mais notoriedade na Portuguesa ao marcar 14 gols em 24 jogos, em 2013.  



Depois disso, passou por times importantes do país, como Vasco, São Paulo e Bahia. E foi justamente no Tricolor Baiano que ele fez história. Em quatro temporadas consecutivas, Gilberto disputou 189 partidas e balançou as redes adversárias 83 vezes, além de dar 14 assistências. 

O ótimo desempenho no Bahia chamou a atenção do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Por lá, ele entrou em campo em 31 oportunidades e marcou 15 gols. Esse foi o último clube de Gilberto antes de se transferir para o Cruzeiro.

Já Aloísio iniciou sua trajetória no futebol pelo Grêmio, em 2006. Rapidamente, teve sua primeira participação internacional: foi emprestado ao Chiasso, da Suíça, no ano seguinte. 

De volta ao Brasil, o 'Boi Bandido' foi destaque por Chapecoense (14 gols em 20 jogos), Figueirense (28 gols em 49 jogos) e São Paulo (21 gols em 66 jogos). 

Em 2014, retornou ao exterior, e dessa vez para fazer história na China. O atacante de 34 anos passou por Shandong Luneng, Hebei FC, Guangdong South China e Guangzhou FC. Ao todo, disputou 178 partidas no território asiático e anotou 79 tentos. 

Aloísio decidiu voltar ao país natal na temporada passada e escolheu o América como seu novo clube. No primeiro ano no Coelho, recebeu 28 oportunidades, marcou quatro gols e deu duas assistências para os companheiros. 



Raio-X de Gilberto e Aloísio no Mineiro 


Mesmo com anos de rodagem pelo futebol, os centroavantes ainda têm muita 'lenha para queimar'. Gilberto foi a principal contratação do Cruzeiro para a temporada, enquanto Aloísio foi mantido no elenco americano com status de goleador. 

Nesta edição do Mineiro, Gilberto só brilhou em uma das seis partidas disputadas até o momento. O camisa 21 da Raposa anotou um hat-trick (três gols) na goleada celeste por 4 a 0 sobre o Villa Nova, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada da primeira fase. 

No entanto, o centroavante tem sido peça fundamental no esquema do técnico Paulo Pezzolano. Para além da responsabilidade de ser o pivô da equipe, Gilberto se compromete a cumprir funções táticas sem a bola para abrir espaços para os companheiros. 

Assim como o adversário deste sábado, Aloísio ainda não teve uma sequência goleadora neste torneio estadual. Coincidentemente, ele só deixou sua marca no triunfo por 2 a 1 diante do Villa Nova, no Independência, em Belo Horizonte, na 2ª rodada. Foi dele os dois gols americanos. 

O jogo de ida da semifinal, na Arena do Jacaré, representa mais uma oportunidade para que um dos atacantes quebrem o jejum de jogos sem marcar.

Compartilhe