Com o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Superesportes levantou a média de público dos 12 participantes da competição. Cada time disputou quatro partidas em casa e outras quatro longe de seus domínios.
Entre os clubes de Belo Horizonte, o Atlético mandou três jogos no Independência e um no Mineirão. O Cruzeiro também jogou três vezes no Horto, porém fechou a última rodada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Já o América atuou no Independência nas quatro partidas.
Veja na galeria abaixo o ranking da média de público da primeira fase do Mineiro
Formato do Mineiro 2023
O Campeonato Mineiro 2023 tem formato diferente das edições anteriores. Divididos nos grupos A, B e C, os 12 times enfrentaram somente adversários de outras chaves. Ou seja, foram oito rodadas na primeira fase, e não 11 como em outros anos.
Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado passaram às semifinais; do quinto ao oitavo foram ao Troféu Inconfidência; e os três últimos jogarão a repescagem contra o rebaixamento.
Semifinalistas
- Atlético - líder do Grupo A (20 pontos)
- América - líder do Grupo B (18 pontos)
- Cruzeiro - líder do Grupo C (12 pontos)
- Athletic - melhor 2º colocado (15 pontos)
Os confrontos das semifinais são Atlético x Athletic e América x Cruzeiro.
Haverá jogos de ida e volta para definir os finalistas, bem como vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols aos clubes com melhor desempenho na primeira fase.
Troféu Inconfidência
O 5º, 6º, 7º e 8º colocados também farão semifinal e final em partidas de ida e volta, com o time de melhor campanha na primeira fase tendo a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
- Tombense - 5º geral (11 pontos)
- Villa Nova - 6º geral (10 pontos e 3 vitórias)
- Democrata-GV - 7º geral (10 pontos, 2 vitórias e -2 gols de saldo)
- Pouso Alegre - 8º geral (10 pontos, 2 vitórias e -3 gols de saldo)
Os duelos do Troféu Inconfidência são Tombense x Pouso Alegre e Villa Nova x Democrata-GV. O torneio distribui vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2024.
Vale ressaltar que o Tombense disputa a Série B do Brasileiro e o Pouso Alegre está na Série C.
Assim, Villa Nova e Democrata-GV estariam automaticamente qualificados para a Série D 2024, tal como o semifinalista Athletic.
Neutro
- Ipatinga - 9º geral (9 pontos)
Repescagem do rebaixamento
Os times farão um triangular com duelos de ida e volta (quatro jogos para cada) e somente o campeão permanecerá na primeira divisão em 2024.
- Caldense - 10º geral (5 pontos)
- Patrocinense - 11º geral (4 pontos e 1 vitória)
- Democrata-SL - 12º geral (4 pontos e nenhuma vitória)