Na agitada primeira etapa, o Coelho dominou as ações, mas viu o Galo reserva abrir o placar com Patrick em rebote de bela cobrança de falta de Hulk. Nos acréscimos, Benítez bateu escanteio na cabeça de Ricardo Silva, que deixou tudo igual. O segundo tempo foi menos movimentado e teve superioridade alvinegra, mas ninguém marcou.
Com o resultado, o Atlético chega aos 17 pontos e lidera o Grupo A. Já o América tem 15 e é o primeiro colocado do B. Já classificados à semifinal, os rivais encerram a participação na fase de grupos do Estadual no próximo sábado (4/3), a partir das 16h30, e definem o líder geral.
O América recebe o Tombense, no Independência. Já o Atlético visita o Democrata GV, no Mamudão, em Governador Valadares.
Antes, as equipes têm compromisso por competições mata-mata. O Galo encara uma decisão pela segunda fase da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (1/3), às 21h30, a bola rola para o duelo de volta com o Carabobo. No jogo de ida, na Venezuela, os zeros não saíram do placar.
Na terça, a partir das 19h30, o América visita o Tocantinópolis, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Antes, as equipes têm compromisso por competições mata-mata. O Galo encara uma decisão pela segunda fase da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (1/3), às 21h30, a bola rola para o duelo de volta com o Carabobo. No jogo de ida, na Venezuela, os zeros não saíram do placar.
Na terça, a partir das 19h30, o América visita o Tocantinópolis, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil.
1º tempo
Mesmo fora de casa, o América não se amedrontou. Sufocou o Atlético nos minutos iniciais, marcou pressão, foi criativo e bombardeou o gol adversário. O bom começo, porém, de nada adiantou: todas as boas oportunidades pararam em grandes defesas do goleiro Everson.
Aos poucos, o Atlético tentou equilibrar a partida e manter a posse de bola ao menos para conter as investidas rivais. Mas a falta de entrosamento dificultou as ações ofensivas. Afinal, o técnico Eduardo Coudet optou por preservar a maioria dos titulares de olho na Libertadores e promoveu as estreias de Mauricio Lemos e Saravia.
Numa tarde de pouca inspiração, brilhou a estrela de Hulk - sempre ele. Cobrou com qualidade a falta que sofreu e só não marcou um golaço porque Matheus Cavichioli defendeu com a pontinha dos dedos. A bola, então, tocou o travessão e sobrou à feição de Patrick, que cabeceou para o gol vazio e abriu o placar aos 22 minutos.
A desvantagem no placar fez cair o ímpeto do América, que, mesmo com a queda, continuou mais perigoso. A insistência valeu a pena já nos acréscimos. Benítez bateu escanteio com perfeição para o zagueiro Ricardo Silva - novidade de Vagner Mancini no time titular - vencer a marcação de Nathan Silva e testar para as redes aos 47 minutos: 1 a 1.
2º tempo
O Atlético voltou melhor para o segundo tempo. Com mais posse de bola, o time alvinegro rondava a área adversária e tentava criar oportunidades. A marcação americana, porém, estava bem encaixada. Ofensivamente, o Coelho pouco fez.
Ao longo do segundo tempo, uma boa notícia para o Atlético: o meio-campista Matías Zaracho, recuperado de lesão, estreou no ano. Mesmo sem ritmo, foi bem e deu passo importante na preparação para as próximas partidas.
Do lado do América, Mancini também mexeu com as entradas de Dadá Belmonte, Henrique Almeida e Lucas Kal, mas pouco mudou a dinâmica do jogo. No fim das contas, o pouco movimentado segundo tempo não teve gol.
ATLÉTICO 1 X 1 AMÉRICA
Atlético
Everson; Saravia, Nathan Silva, Mauricio Lemos (Réver, aos 40' do 2ºT) e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Edenilson, no intervalo), Hyoran (Zaracho, aos 17' do 2ºT) e Patrick (Pedrinho, aos 27' do 2ºT); Vargas (Paulinho, aos 27' do 2ºT) e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Ricardo Silva, Éder e Nicolas; Alê (Arthur, aos 37' do 2ºT), Juninho e Benítez (Dadá Belmonte, aos 17' do 2ºT); Matheusinho (Lucas Kal, aos 27' do 2ºT), Felipe Azevedo (Adyson, aos 37' do 2ºT) e Aloísio (Henrique Almeida, aos 27' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: sábado, 25 de fevereiro de 2023, às 16h30 (de Brasília)
Gols: Patrick, aos 22' do 1ºT (ATL); Ricardo Silva, aos 47' do 1ºT (AME)
Cartões amarelos: Igor Gomes, aos 45' do 1ºT (ATL); Felipe Azevedo, aos 34' do 1ºT, Éder, aos 16', Adyson, aos 43', e Henrique Almeida, aos 46' do 2ºT (AME)
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira