O Villa Nova não aceitou o convite da Federação Mineira de Futebol (FMF), para disputar a Série D em 2023. O clube comunicou oficialmente a desistência, após 'herdar' a vaga que foi destinada à Caldense, que também desistiu da competição.
A entidade informou que devido ao curto prazo (de 72 horas) para definir a adesão ao convite e confirmar os recursos financeiros para a montagem de uma equipe, a diretoria optou pela não inscrição.
Em nota, o clube disse que prioriza reerguer a instituição com responsabilidade financeira.
"O Conselho Deliberativo e a Torcida Villa-novense tem ciência dos esforços empreendidos pela Diretoria na reestruturação dos passivos trabalhista, fiscal e financeiro para que a instituição tenha um horizonte sustentável. E, caso o Villa assumisse este compromisso sem os recursos necessários previamente garantidos, iria totalmente na contramão das boas práticas de governança que a direção está implementando", escreveu.
Com a negativa do Villa, o Patrocinense deve receber convite da FMF para integrar os clubes participantes da Série D. O clube de Patrocínio foi o próximo melhor colocado no Estadual de 2022, critério adotado para distribuir as vagas do torneio.