A Caldense não vai mais disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelo próprio clube na manhã desta terça-feira (14). E a justificativa é financeira. O clube de Poço de Caldas relatou falta de recursos para a montagem de uma equipe competitiva para disputar o torneio nacional.
Na temporada passada, a Veterana terminou a Série D entre as quatro piores campanhas da competição. Conseguiu apenas uma vitória em 14 jogos.
Rovilson Ribeiro, presidente da Caldense, afirmou em entrevista que a opção por não disputar a Quarta Divisão do Nacional em 2023 se deve às condições financeiras do clube, visando a um projeto de longo prazo.
"Neste ano optamos por não disputar para não trazer resultados negativos e projetar um futebol com maiores recursos. Estamos tentando transformar o futebol profissional em SAF. Estamos trabalhando para isso, desse modo poderemos entrar em uma competição de Série D com um time à altura para poder representar a Caldense e subir para a Série C", explicou.
A Caldense ganhou o direito de disputar a Série D do Brasileiro após ficar na quarta colocação no Campeonato Mineiro de 2022. Com a desistência, o Villa Nova - sexto colocado do Estadual - recebeu a oportunidade de disputar a competição nacional. O clube de Nova Lima analisa a possibilidade.
Calendário para 2023
Com a desistência de participar da Série D, o calendário de 2023 da Caldense se resume ao Mineiro - já em disputa - e à Copa do Brasil.
No Estadual, a Veterana está entre os três times com piores campanhas: das últimas cinco partidas, venceu apenas uma. Está na vice-liderança do Grupo B, liderado pelo América.
O próximo desafio do clube de Poços de Caldas será nesta sexta-feira (17), às 19h30, contra o Athletic, na Arena Unimed, em São João del-Rei.
A Caldense ainda não tem vaga garantida para disputar a Série D em 2024. Para se classificar, precisa terminar o Estadual deste ano entre as melhores campanhas.
Pela Copa do Brasil, a Veterana estreia em 1º de março, contra o Ceará, no Ronaldão.
Sobre os próximos desafios do clube, Rovilson Ribeiro se mostrou confiante: "Temos o restante do Mineiro, faltam três partidas para definir a situação. Acredito que o time melhorou. Vamos disputar o jogo da Copa do Brasil, contra o Ceará, no dia 1°. De repente, nós conseguimos mais um avanço".
Leia a nota completa
A Caldense entra nas competições sempre com o intuito de conseguir os melhores resultados e objetivos possíveis. A cada ano os investimentos necessários para se manter uma equipe profissional vem aumentando e equilibrar a parte econômica tem sido um grande desafio. A Caldense gostaria de montar uma equipe a altura de sua tradição quase centenária de conquistas e glórias para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2023, para brigar pelo tão sonhado acesso à Série C. Entretanto, os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal. Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição. Assim, a Caldense optou por não disputar a Série D 2023. Contamos com a compreensão de todos.