O Pouso Alegre esteve bem perto de se aproximar da classificação à semifinal do Campeonato Mineiro ao abrir o placar contra o Tombense, neste domingo (12), em pênalti cobrado por Ingro aos 10 minutos do segundo tempo. Contudo, o adversário reagiu nos acréscimos, também em penalidade máxima, e buscou o empate por 1 a 1. Coube a Daniel Amorim, converter o tiro livre de 11 metros e deixar tudo igual.
O resultado no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, manteve a equipe da casa na vice-liderança do Grupo A, com oito pontos - quatro a menos que o Atlético, que enfrenta o Cruzeiro em clássico nesta segunda-feira, às 20h, no Independência, com mando de campo do rival. O próximo compromisso do Pousão é diante do Democrata-GV, no dia 20 de fevereiro (segunda-feira), às 20h30, no Mamudão, em Governador Valadares.
O Tombense, por sua vez, chegou a sete pontos e assumiu a liderança do Grupo C - o mesmo do Cruzeiro. Para continuar em primeiro, o clube da Zona da Mata torce pelo insucesso da Raposa diante do Galo no Independência. No sábado, 18 de fevereiro, o desafio será contra o Democrata de Sete Lagoas, às 17h, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.
O formato do Campeonato Mineiro de 2023 é diferente das edições anteriores. Divididos nos grupos A, B e C, os 12 times enfrentam somente adversários de outras chaves. Ou seja, serão oito rodadas na fase classificatória, e não 11 como em outros anos.
Conforme o regulamento da competição, os três líderes de cada grupo e o melhor dos segundos colocados avançam às semifinais. Os clubes que terminarem do quinto ao oitavo lugar na tabela geral vão disputar o Troféu Inconfidência. Já os três times de pior campanha, independentemente da posição em sua chave, participarão da repescagem contra o rebaixamento, na qual somente o vencedor permanecerá na elite do estadual.