Depois de vencer nas duas primeiras rodadas do Estadual, o América chega embalado para a partida. O time comandado por Vagner Mancini goleou o Pouso Alegre por 4 a 0, fora de casa, e depois derrotou o Villa Nova por 2 a 1, no Independência.
Com os triunfos, o Coelho é líder isolado do Grupo B, que ainda tem Caldense, Democrata-SL e Patrocinense. Caso conquiste os três pontos neste sábado, pode abrir até oito de distância para o segundo colocado e encaminhar a classificação para a semifinal.
Já o Cruzeiro, visitante neste sábado, ainda busca entrosamento e melhores resultados. O time celeste passou por grande reformulação depois de vencer a Série B do Campeonato Brasileiro - 14 jogadores foram contratados e 22 deixaram a Toca da Raposa II.
Na primeira rodada, a equipe comandada por Paulo Pezzolano venceu o Patrocinense por 2 a 1, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Já no último sábado, o time celeste só empatou por 1 a 1 com o Athletic, no Independência. Com quatro pontos, a Raposa é líder do Grupo C, que tem Democrata-GV (4), Ipatinga (0) e Tombense (0).
América
Para o duelo diante do Cruzeiro, o Coelho terá o retorno de dois titulares importantes. Poupados contra o Villa Nova, o goleiro Matheus Cavichioli e o meia Benítez treinaram normalmente durante a semana e estão à disposição.
O Coelho também pode ter novidades no banco de reservas. Anunciados nesta semana, o goleiro Mateus Pasinato e o atacante Mikael foram registrados na CBF, já participaram de atividades com o grupo e dependem apenas do técnico Vagner Mancini para serem relacionados.
Apesar do bom início de temporada da equipe, Mancini destacou a peculiaridade de um clássico e destacou a dificuldade que o Coelho encontrará diante do Cruzeiro no Mané Garrincha.
"Em um clássico, você precisa se preparar de uma forma diferente. O Cruzeiro é um grande adversário do América. Vamos montar uma estratégia que seja mais perto da eficiência daquilo que o treinador pensa", comentou.
Cruzeiro
No Cruzeiro, a grande expectativa é pela estreia do atacante Gilberto, que poderá ganhar alguns minutos no segundo tempo da partida. Principal esperança de gols do clube para 2023, ele ainda não vestiu a camisa celeste em um jogo oficial.
Expulso no empate com o Athletic, o atacante Matheus Davó precisará cumprir suspensão diante do América. Desta forma, Gilberto será o único centroavante à disposição no banco de reservas. Como titular, Wesley deverá seguir improvisado na função.
Por outro lado, o técnico uruguaio não contará com o meio-campista Wallisson. Titular contra o Athletic, ele reclamou de desgaste muscular e será preservado. A tendência é que Ramiro volte a ter chance entre os 11 iniciais.
Capitão do time, Eduardo Brock pregou respeito ao América ao longo da semana. "Vai ser um grande clássico com duas equipes que estão construindo seu trabalho ainda, mas demonstrando um bom resultado. Será um jogo de Série A, é isso que o torcedor pode esperar", projetou.
AMÉRICA X CRUZEIRO
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Ricardo Silva e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Mateus Gonçalves, Felipe Azevedo e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
Cruzeiro
Rafael Cabral; Wesley Gasolina, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Bilu; Ian Luccas, Ramiro e Neto Moura; Nikão, Bruno Rodrigues e Wesley. Técnico: Paulo Pezzolano
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF
Data e horário: 4 de fevereiro de 2023 (sábado), às 16h30
Árbitro: André Luiz Skettino
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes
VAR: Emerson de Almeida Ferreira