Um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais, o Villa Nova é mais um dos integrantes da elite do Campeonato Mineiro em 2023. Em novo ano de parceria com o Coimbra Sports, de Contagem, o Leão do Bonfim aposta em um time bastante jovem para superar a campanha de 2022.
"O Villa Nova sabe que terá de lutar para se manter na elite. Porém, sabemos que podemos fazer mais este ano e vamos buscar trabalhar muito para conseguir ter uma boa competição e melhorar nossa campanha em relação à do ano passado". As palavras do técnico Cícero Júnior deixam clara a ambição do Villa em 2023: ir além das expectativas.
Em 2022, ano de retorno à elite, o Villa Nova fez uma boa campanha e terminou a primeira fase na 6ª colocação, com 15 pontos em 11 jogos. Foram três vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Com os resultados, o Leão do Bonfim se classificou para o Troféu Inconfidência.
Na competição, o time de Nova Lima caiu nas semifinais, diante do Democrata-GV (que viria a ser campeão). O primeiro jogo terminou com vitória alvirrubra por 2 a 1, mas, na partida de volta, o Villa foi superado por 3 a 1.
Para o Mineiro de 2023, o técnico Cícero Júnior, de 42 anos, voltou a ser contratado pelo Villa Nova. Esta será a sua terceira passagem pelo clube. Em 2021, o profissional levou o Leão à conquista do Módulo II.
"Apresentamos no dia 26 de dezembro e fizemos bons amistosos. Tudo o que a gente planejou está dando certo até então. Fizemos programação adaptada ao período que a gente tinha para trabalho. Sabíamos que a gente não podia errar. A aceitação dos atletas em relação ao trabalho foi muito boa. Cognitivo muito alto. Assimilaram muito rápido. Isso favoreceu muito e está nos facilitando", avaliou Cícero Júnior.
"A expectativa é muito boa. A gente tem uma equipe jovem, uma equipe que está querendo. Todo mundo buscando um espaço. A gente sabe do tamanho da camisa do Villa, da tradição e o que a torcida espera - que eu acho que é o mais importante. Num campeonato curto como esse, é não fugir do perfil do que o Villa Nova sempre busca, do que a torcida do Villa Nova gosta. É isso que a gente vai buscar para esse campeonato", completou.
Parceria com o Atlético
O Villa Nova estabeleceu também parcerias com o Atlético para a disputa do Campeonato Mineiro. O Galo cedeu dois jovens jogadores por empréstimo ao Leão do Bonfim: o lateral-direito Sandro Perpétuo e o volante Gabriel Santos.
Além das cessões, os clubes também realizaram um jogo-treino na Cidade do Galo como forma de preparação para o Estadual. Em quatro tempos de 35 minutos, o Atlético venceu por 4 a 1 no placar final. O atacante Thomasel marcou o único gol do Villa.
Time-base e estreia
O time-base é escalado com: Thiago Braga (38 anos); Sandro Perpétuo (21), Henrique Medeiros (21), Renan (21) e Vinício (22); Ruan (20), Gabriel Santos (20) e Michel Borges (23); Dodô (21), Léo Reis (21) e Luan (34). A média de idade é de 23,8 anos.
A figura mais conhecida é o atacante Luan Louzã, que teve passagens por Cruzeiro e América. Na Raposa, o jogador integrou os elencos campeões dos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014. Em 2016, também fez parte do grupo campeão nacional com o Palmeiras.
No Coelho, Luan conquistou a Série B de 2017, contribuindo com oito gols e uma assistência em 30 jogos na temporada. Deixou o clube em 2018, após um pênalti perdido no jogo que culminou em rebaixamento do América diante do Fluminense.
O Villa Nova está no Grupo A do Campeonato Mineiro, junto a Athletic, Atlético e Pouso Alegre. A estreia será contra o Ipatinga. A partida será disputada no dia 22 (domingo), às 16h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, caso caia a suspensão do STJD para o início da competição.
No atual formato de disputa, os times enfrentarão adversários das demais chaves em oito rodadas na primeira fase. Ao fim, avançam às semifinais os três líderes e o melhor segundo colocado geral. Um triangular com os piores de cada grupo definirá os dois rebaixados.
Palavra da diretoria
Segundo Cláudio Horta, vice-presidente do Villa Nova, as limitações financeiras impuseram muitas dificuldades ao tradicional clube de Nova Lima para a formação de um elenco para o Campeonato Mineiro. Ainda assim, o dirigente demonstrou confiança em um bom desempenho.
"A situação do clube ainda exige cuidados. Estamos trabalhando para trazer mais parceiros, mas notamos uma 'fuga' de patrocinadores após o período eleitoral, o que torna ainda mais complicado viabilizar o futebol como um todo. Porém, as dificuldades estão sendo trabalhadas e entraremos firmes na disputa do Estadual", acrescentou.
Ficha técnica - Villa Nova
- Nome: Villa Nova Atlético Clube
- Ano de fundação: 1908
- Cidade: Nova Lima
- Presidente: Bruno Sarti
- Técnico: Cícero Júnior
- Estádio: Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim)
- Posição no Mineiro 2022: 6° colocado
Elenco 2023
- Goleiros: Thiago Braga, Gabriel Ramaciotti e Gabriel Parra;
- Laterais-direitos: Sandro Perpétuo e Vitor Santos;
- Laterais-esquerdos: Thiago Ferreira e Vinício;
- Zagueiros: Henrique, Renan, João Vitor e Alex Paulino;
- Volantes: Gabriel Santos, Cleiton Silva, Gabriel Oliveira, Jorginho e Ruan;
- Meias: Lucas Perdomo, Michel Borges, Luis Fernando e Dodô;
- Atacantes: Thomasel, Léo Reis, Wesley Hiago, Luan Louzã, Daniel Felipe e Breninho.
Comissão técnica
- Treinador: Cícero Júnior
- Gerente de futebol: Bernardo Lage
- Auxiliar técnico: Eduardo Abdo
- Preparador físico: Rodrigo Colorado
- Preparador de goleiros: Anderson Cardoso
- Fisiologia: Rafael Ildefonso
- Analista de desempenho: Felipe Soares
- Médico: Matheus Levy