Com novo formato de disputa em 2023, o Campeonato Mineiro tem o pontapé inicial marcado para o dia 21 de janeiro. Divididos em três clubes, 12 clubes brigam pelo título estadual. Ao todo, 11 estádios receberão os jogos das oito rodadas da fase classificatória. Abaixo, veja todas as arenas e suas respectivas capacidades de público.
As condições de alguns gramados do interior foram motivo de críticas no Campeonato Mineiro de 2022. Neste ano, a Federação Mineira de Futebol (FMF) assumiu a intervenção para melhorias de cinco estádios do Estadual.
Os estádios em questão são: Ronaldo Junqueira. da Caldense, em Poços de Caldas; Castor Cifuentes, do Villa Nova, em Nova Lima; José Mammoud Abbas, do Democrata, em Governador Valadares; Pedro Alves do Nascimento, do Patrocinense, em Patrocínio; e o Ipatingão, do Ipatinga, da cidade homônima.
A medida da FMF foi devido ao descumprimento das melhorias necessárias determinadas pelas vistorias da Federação em relação aos gramados dos estádios. Os clubes tinham até 20 de novembro para cumprir as demandas.
Julgamento do caso Betim
A confirmação da data de início do Estadual depende de julgamento nesta quinta-feira. O Superior Tribubal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu liminar favorável ao Betim, que pleiteia vaga no lugar do Ipatinga, acusando a equipe do Vale do Aço de uso irregular de atletas durante o Módulo II de 2022.
O STJD determinou a suspensão do início do Mineiro até que o caso seja julgado no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG). O Ipatinga afirma "acreditar na Justiça".