O zagueiro do Democrata tentou cortar um cruzamento da direita do atacante Alason Carioca, mas mandou para o próprio gol. Pouco antes, o Athletic teve uma grande chance de abrir o marcador com o atacante Sassá, ex-jogador de clubes como Botafogo e Cruzeiro.
O árbitro marcou pênalti aos 37 minutos da etapa complementar. Sassá se apresentou para bater a penalidade, mas o goleiro Glaycon defendeu. O atacante teve nova chance pouco depois, mas a finalização parou no travessão do Democrata.
Antes, o árbitro também expulsou um jogador de cada time após uma confusão. Os atacantes Welinton Torrão, do Athletic, e Brandão, do Democrata-GV, receberam cartão vermelho.
O jogo teve fim aos 61 minutos, e a festa ficou para o time da casa - em caso de empate, o torneio seria decidido nos pênaltis. A Recopa Mineira foi disputada entre campeões do interior (time de fora de Belo Horizonte melhor colocado no Campeonato Mineiro) e do Troféu Inconfidência da última temporada.
Tanto Athletic quanto Democrata vão disputar o Campeonato Mineiro de 2023. O campeonato, contudo, está suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após o Betim pleitear uma vaga no torneio. O Estadual tinha início previsto para o próximo sábado (21).
O Athletic terá como primeiro adversário no Mineiro o Tombense, em casa. Já o Democrata duela com o Democrata de Sete Lagoas como mandante, no Mamudão.