2

Presidente do Valério ameaça ir à polícia após julgamento no TJD

Pedido de suspensão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro solicitado pelo Valeriodoce em novembro foi negado pelo TJD

16/12/2022 12:45 / atualizado em 16/12/2022 13:30
compartilhe
Presidente do Valério ameaça ir à polícia após julgamento no TJD
foto: Reprodução de Internet / Facebook

Presidente do Valério ameaça ir à polícia após julgamento no TJD

 
Diante da sentença desfavorável no julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) em relação à medida apresentada pelo Valeriodoce - que pedia a suspensão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro -, o presidente do clube, João Mário de Brito, ameaça ir à polícia.  

Por unanimidade, o TJD negou, nessa quinta-feira (15), a medida apresentada pelo Valério. Na solicitação encaminhada em novembro, o clube alegou irregularidades na classificação do Itabirito Futebol Clube para o Módulo II do Campeonato Mineiro de 2023 e se colocou na briga pelo acesso. 

O TJD, no entanto, considerou válida a classificação geral da primeira fase da competição, não a fase semifinal - como pleiteava o Valério. O Itabirito teve a melhor campanha, seguido do Araxá, e desse modo se mantém no Módulo II do Mineiro.

Em contato com o Superesportes, o presidente João Mário de Brito afirmou que o clube irá recorrer da decisão junto à CBF. Segundo o presidente, o julgamento desconsiderou artigos do regulamento do campeonato. O gestor ainda ameaça levar o caso à esfera policial.  

"Os julgadores ignoraram o critério de desempate da competição. Artigo 17 do RGC e 14 do REC. E vamos nos manifestar junto à CBF. Este assunto vai render. Pode virar caso de polícia", afirmou Brito. 

Regulamento do Campeonato


Tanto o artigo 17 do regulamento geral, quanto o artigo 14 do regulamento específico da competição, citados por João Mário de Brito, tratam dos critérios de desempate da Segunda Divisão do Mineiro. 

O segundo parágrafo do artigo 14 refere-se especificamente à semifinal do torneio. "Realizadas as duas partidas do grupo e empatadas as duas equipes em número de pontos (uma vitória para cada ou dois empates), utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols na fase semifinal; b) melhor classificação na 1ª Fase". 

Desse modo, seguindo o primeiro critério de desempate, o time de Itabira defende que a vaga conquistada pelo Itabirito é sua, pois nas semifinais teve saldo de gols superior ao de seu adversário. 

Nas semifinais, o Valério empatou com o North Esportes por 0 a 0 e perdeu por 1 a 0, ficando com o saldo negativo de apenas um gol, enquanto o Itabirito foi derrotado por 3 a 1 na ida e empatou por 2 a 2 na volta contra o Coimbra B - saldo negativo de dois gols. 

Relembre o caso


Em novembro o Valério apresentou medida inominada com o pedido de efeito suspensivo para Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.

Segundo documento, nenhuma cláusula do regulamento da Segunda Divisão assegurava a classificação ao Módulo II ao time com a melhor campanha na fase de grupos. 

Assim, o time de Itabira questionou a vaga herdada pelo Itabirito por conta da classificação do Coimbra B - o clube principal do Coimbra já estava com vaga garantido Módulo II por ter sido rebaixado da Primeira Divisão -, solicitando a suspensão do campeonato até que fosse julgado o mérito e que o acesso fosse concedido ao Valério - dono da melhor campanha das semifinais.


Compartilhe