2

TJD rechaça denúncia do Betim contra Ipatinga, que segue no Mineiro de 2023

Com o parecer favorável no julgamento, o Tigre assegurou, por ora, a vaga na elite do Campeonato Mineiro da próxima temporada; decisão cabe recurso

07/12/2022 10:00
compartilhe
Ipatinga está garantido no Mineiro de 2023, por ora
foto: Aaron Phillipe/Ipatinga

Ipatinga está garantido no Mineiro de 2023, por ora

O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) rechaçou, nessa terça-feira (6/12), a denúncia do Betim a respeito de supostas irregularidades praticadas pelo Ipatinga no registro de atletas para a disputa da última edição do Módulo II do Campeonato Mineiro. Com o parecer favorável, o Tigre assegurou, por ora, a vaga na elite do Estadual de 2023.
 
Betim alegou que o Ipatinga teria falsificado as assinaturas das carteiras de trabalho de todos os jogadores que disputaram o Módulo II deste ano, principalmente os que foram relacionados para a partida contra o Boa Esporte, pela 10ª rodada. No entanto, a acusação não foi reconhecida no julgamento do TJD. 
 
Por quatro votos a zero, o relator do processo, bem como os demais auditores entenderam que o caso deve ser analisado pela Comissão Nacional de Resoluções Desportivas (CRND), órgão colegiado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entretanto, a entidade não prevê em seus artigos punições as quais o Betim solicitava ao Ipatinga. 
 
Se a entidade julgadora reconhecesse a irregularidade e aplicasse punição ao Ipatinga, a equipe perderia a vaga conquistada ao Módulo I. Isso porque o Betim ficou na terceira posição do hexagonal final, com 18 pontos - um a menos que o Tigre (vice-colocado). O líder foi o Democrata-SL. 
 
Em nota divulgada logo após o resultado da sessão dessa terça, o Ipatinga informou que "segue tranquilo e confiante na lisura e isonomia do TJD", e que "está focado na disputa do Campeonato Mineiro de 2023".
 

Campeonato Mineiro de 2023

 
Na próxima temporada, o Estadual terá formato de disputa diferente, com as 12 equipes divididas em três grupos. América, Atlético e Cruzeiro serão os cabeças-de-chave. 
 
A primeira fase do Mineiro terá oito rodadas. Os jogos de estreia estão pré-agendados para os dias 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo). Os possíveis horários não foram divulgados pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
 
Os 12 times que vão participar desta edição do torneio são: América, Atlético, Athletic, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Democrata-SL, Ipatinga, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense e Villa Nova. 

Compartilhe