Atlético e Cruzeiro não têm representantes na Copa pela 1ª vez desde 2006
Alan Franco irá disputar a edição do Catar pelo Equador, mas está emprestado pelo Galo; veja a lista completa de jogadores que atuavam em MG e foram convocados
A Copa do Mundo não terá jogadores de Atlético e Cruzeiro pela primeira vez desde 2006. Os clubes já tiveram 24 representantes no principal torneio de futebol do mundo, mas não foram 'contemplados' em 2022.
Vale ressaltar que Alan Franco, convocado pelo Equador, pertence ao Galo. No entanto, o meio-campista está emprestado ao Talleres-ARG. No clube alvinegro, Guilherme Arana tinha grandes chances de ser chamado pela Seleção Brasileira, mas sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo.
Nas três competições passadas, ao menos um jogador de cada clube disputou o torneio: ex-Cruzeiro, Arrascaeta foi chamado pelo Uruguai em 2018, enquanto Victor e Bernard representaram o Galo em 2014, com o Brasil. Já em 2010 foi a vez de Gilberto defender a Seleção enquanto atuava pela Raposa.
Desde 1966, esta é a apenas a segunda vez em que Atlético e Cruzeiro não têm convocados. A outra oportunidade ocorreu em 1990, após uma sequência de 20 anos com jogadores que atuavam em Minas Gerais. Veja todos nas galerias abaixo:
Jogadores de Atlético e Cruzeiro em Copas do Mundo
O Atlético já teve 13 representantes na Copa do Mundo. A lista inclui nomes como Dario, Toninho Cerezo, Reinaldo, Éder, Luisinho, Taffarel, Victor e Jô.
Saiba mais
Apenas Toninho Cerezo participou de dois Mundiais como atleta do Galo - 1978 e 1982. Dario e Gilberto Silva são os únicos da lista que foram campeões. O atacante levantou a taça em 1970, enquanto o volante faturou o penta em 2022.
Entre as seleções estrangeiras, Ladislao Mazurkiewicz e Julio César Cáceres serviram Uruguai e Paraguai, em 1974 e 2010.
Já o Cruzeiro teve 11 jogadores convocados para a Copa do Mundo. Em 1970, ano da campanha do tricampeonato, Piazza, Fontana e Tostão eram os representantes da Raposa na Seleção Brasileira que fez história.
Outros campeões mundiais como representantes do Cruzeiro foram Ronaldo, atual sócio majoritário da SAF do clube celeste, e Edilson. Os atacantes venceram as edições de 1994 e 2002, respectivamente.
A lista ainda inclui os argentinos Roberto Perfumo e Juan Pablo Sorín, além do uruguaio Giorgian De Arrascaeta. Nomes históricos do clube mineiro como Nelinho e Dida também participaram do Mundial.