Nesta sexta-feira, o Tombense garantiu sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Grêmio, os mineiros chegaram a perder por 2 a 0 após dois gols de pênalti nos minutos iniciais, marcados por Elkeson e Gabriel Silva. Os mandantes, no entanto, buscaram o empate com Jean Lucas, no primeiro tempo, e Renatinho, já na etapa final.
Com o resultado, o Tombense chega aos 45 pontos e, com isso, abre quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Com apenas uma rodada pela frente, o time de Minas Gerais não pode mais ser alcançado e, assim, extingue qualquer risco de rebaixamento para a terceira divisão.
Do outro lado, o Grêmio - que já confirmou o acesso para a Série A - permanece na segunda colocação, com 62 pontos conquistados.
Agora, o Tombense volta a campo no dia 6 de novembro, às 18h30 (de Brasília) para encerrar a temporada contra o Criciúma, fora de casa. No dia 3, às 20 horas, Grêmio também cumpre tabela ao receber o Brusque, já rebaixado.
O JOGO
A partida começou movimentada e, logo aos cinco minutos, o árbitro marcou pênalti para o Grêmio após Elkeson ser derrubado por Diego Ferreira. O próprio atacante foi para a cobrança e colocou o Tricolor Gaúcho na frente do placar.
Apenas nove minutos depois, o árbitro de vídeo entrou em ação e identificou pisão de Zé Ricardo em Elkeson e, assim, os visitantes tiveram novo pênalti para cobrar. Dessa vez, o batedor foi Gabriel Silva, que bateu cruzado, rasteiro, para marcar seu primeiro gol na Série B e ampliar a vantagem gremista em Muriaé.
O Tombense foi ao ataque e, aos 28 minutos, conseguiu o desconto. Jean Lucas recebeu passe de Everton Galdino e soltou o pé de fora da área. A bola foi com força e direção, no alto da meta defendida por Gabriel Grando. No restante do primeiro tempo, o time da casa buscou manter a posse de bola, mas sem levar muito perigo. A partida, assim, foi para o intervalo sem novos gols.
Na volta para o segundo tempo, o Tombense foi quem mais buscou o ataque, precisando da vitória. As chances de perigo demoraram a aparecer, mas o time da casa conquistou o empate aos 31 minutos, quando Renatinho aproveitou desvio após cruzamento na área e bateu na saída de Grando para deixar tudo igual no placar. O lance chegou a ser revisado pelo VAR por possível impedimento, mas o gol foi confirmado.
Nos minutos finais da partida, o Grêmio chegou a pressionar o Tombense, mas sem grandes chances de perigo. Assim, os mineiros confirmaram o empate e, consequentemente, a permanência na Série B.
TOMBENSE 2 X 2 GRÊMIO
TOMBENSE
Felipe Garcia; Diego Ferreira (Joseph), Ednei, Marcondes e Manoel; Guilherme Rend (Igor Henrique), Zé Ricardo e Jean Lucas (Rodrigo), Everton Galdino (Matheus Frizzo), Renatinho e Ciel (Keké)
Técnico: Bruno Pivetti
GRÊMIO
Brenno, Leonardo, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa (Nicolas); Villasanti (Lucas Silva), Thiago Santos, Lucas Leiva (Bitello) e Gabriel Silva; Emerson (Janderson) e Elkeson (Rodrigo Ferreira).
Técnico: Renato Portaluppi
Local: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG)
Data: Sexta-feira, 28 de outubro de 2022
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Diego Ferreira, Ednei e Everton Galdino (TOM) Bruno Alves e Gabriel Silva (GRE)
GOLS: Elkeson, aos 6, Gabriel Silva, 16, Jean Lucas, aos 28min do 1T; Renatinho, aos 31min do 2T