A Federação Mineira de Futebol e os 12 clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro realizaram reunião arbitral nesta segunda-feira (24), no Mineirão, em Belo Horizonte, e entraram em acordo para a implantação de um novo modelo de disputa para a edição de 2023. Pela primeira vez, o Estadual de Minas Gerais terá três grupos na primeira fase, sendo que América, Atlético e Cruzeiro serão os cabeças-de-chave.
Os times vão enfrentar adversários dos demais grupos em oito rodadas na primeira fase. Ao fim, avançarão à semifinais os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral.
Um triangular com os piores times de cada grupo vai definir dois rebaixados.
O Campeonato Mineiro começará em 21 de janeiro e terá a primeira fase indo até 4 de março. As semifinais (11 e 18 de março) e a final (1º e 8 de abril) terão jogos de ida e volta.
Veja os grupos do Mineiro de 2023
Grupo A
- Atlético
- Athletic
- Villa Nova
- Pouso Alegre
Grupo B
- América
- Caldense
- Patrocinense
- Democrata-SL
Grupo C
- Cruzeiro
- Democrata-GV
- Tombense
- Ipatinga
VAR em todos os jogos e atenção aos gramados
Na reunião, a FMF anunciou que todos os jogos do Campeonato Mineiro terão o recurso do árbitro de vídeo (VAR).
Para melhorar a qualidade dos gramados, a FMF também anunciou que assumirá a responsabilidade de cuidar dos campos caso os clubes não os entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias. Esse processo de análise começará já nesta terça-feira (25).
Datas da primeira fase do Mineiro
21 e 28 de janeiro
4, 8, 11, 18 e 25 de fevereiro
4 de março
Semifinais
11 e 18 de março
Finais
1º e 8 de abril