Em jogo agitado, o Coimbra venceu o Itabirito por 3 a 1 nesta sexta-feira (21/10), no jogo de ida da semifinal da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados por Ruan, Henrique e Pedro Rodrigues, enquanto Kellyton marcou para o Itabirito.
Com o resultado, o Coimbra pode perder por até um gol de diferença que avança à final. No entanto, como a equipe de Contagem está jogando a Segunda Divisão com seu time B, não tem chances de subir, pois o Módulo II já conta com a equipe principal do clube.
O Itabirito, que já está garantido no Módulo II de 2023, precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à finalíssima da Segundona. Por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o empate no agregado favorece a equipe da região dos Inconfidentes.
A partida de volta está marcada para o dia 29 de outubro, às 15h, no Estádio Cel Afonso de Moura Castro, em Itabirito.
O jogo
O confronto começou movimentado. Logo aos dois minutos, saiu o primeiro gol. O lateral esquerdo do Itabirito, Kellyton, acertou um chute da linha de fundo, em bola cruzada, surpreendendo o goleiro Eduardo, que não teve tempo de reagir para defender.
Com a necessidade de diminuir o placar para manter vivo o sonho de ir à final, o Coimbra apostou em lançamentos longos para chegar bem à área do adversário. Em cobrança de falta, aos 17 minutos, Renan estava pronto dentro da pequena área para cabecear para o gol, mas não obteve sucesso com a tentativa.
A melhor chance do time de Contagem veio de um lançamento. Avançando pela linha lateral, Léo Reis tocou para trás para Ryan, que pegou de primeira e viu a bola passar perto da trave do goleiro Júnior, do Itabirito.
As duas equipes criaram boas chances na primeira etapa, mas pecaram nas finalizações.
Segundo tempo
O Coimbra começou a segunda etapa com pressão. Em um cruzamento para a pequena área, o ataque de Contagem forçou uma grande defesa do goleiro do Itabirito, que teve rápida reação para evitar o empate.
Em cobrança de falta, aos 13 minutos, o meia Ruan igualou o placar para o Coimbra. Com a ventania no estádio, o goleiro Júnior se atrapalhou e não conseguiu defender o chute, 1 a 1 no marcador.
Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio, o juiz apontou toque de mão na área e marcou pênalti para o Coimbra. O zagueiro Henrique não desperdiçou e virou o jogo para a equipe da Grande BH: 2 a 1.
O clima do jogo esquentou depois dos 30 minutos. Em disputa pela bola, o zagueiro Luisão, do Itabirito, acabou puxando Zanini, do Coimbra, para evitar que o jogador avançasse em vantagem. Na confusão, os dois trocaram agressões e foram expulsos.
No fim da partida, o Itabirito perdeu a chance de empatar. Em cruzamento para a área, o atacante Guilherme não pegou bem na bola e ela acabou subindo demais.
O Coimbra, por sua vez, não desperdiçou a chance que teve e ampliou o placar com Pedro Rodrigues. A cobrança de falta foi uma jogada ensaiada. O atacante ficou livre no meio, chutou de fora da área e acertou um belo chute: 3 a 1 para o time de Contagem.
Sem tempo para diminuir no marcador, o Itabirito ficou com o placar desfavorável e tentará revertê-lo em casa.
Valeriodoce x North Esporte Clube
O outro duelo de ida da semifinal será entre Valeriodoce e North Esporte, neste domingo (23/10), às 10h30, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira. O North Esporte tem vantagem por ter feito melhor campanha na primeira fase e joga por dois resultados iguais para se classificar. O vencedor avança à final e garante vaga no Módulo II do Mineiro de 2023.