2

De volta ao Athletic, Roger Silva revela estratégias para nova temporada

Técnico foi campeão do interior com o Esquadrão de Aço e disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2023

05/10/2022 17:52 / atualizado em 05/10/2022 22:02
compartilhe
Roger acertou o retorno com o Athletic para a temporada de 2023
foto: Fernanda Trindade/Athletic Club

Roger acertou o retorno com o Athletic para a temporada de 2023


O técnico Roger Silva está de volta ao Athletic. O retorno para a temporada de 2023 tem novos desafios. Além do Campeonato Mineiro, Roger vai dirigir o time de São João del-Rei na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O comandante revelou detalhes da retomada do trabalho e também falou sobre a expectativa para as competições.  


No Estadual de 2022, sob o comando de Roger, a equipe conquistou 25 dos 33 pontos possíveis na primeira fase. Foram oito vitórias, um empate e duas derrotas (para Atlético e Cruzeiro). Marcou 15 gols e sofreu quatro, sendo a melhor defesa do torneio até então. O time caiu na semifinal para o Cruzeiro. 

A campanha foi coroada com o troféu de campeão do interior. Após o fim do Mineiro, o Athletic não disputou outros torneios em 2022. Como o clube ficou sem calendário, Roger assinou com a Inter de Limeira-SP. A equipe paulista disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, mas não avançou à segunda fase da competição. 

Retorno


Em contato com o Superesportes, o treinador falou que a boa relação com a diretoria e os bons resultados no Mineiro foram fundamentais para consolidar sua volta em 2023

"O acerto foi muito fácil. O Fábio Mineiro (gerente de futebol do Athletic) apostou na minha carreira como treinador e nós colhemos os frutos da vitória juntos. Ser campeão do interior, a conquista das vagas da Série D e da Copa do Brasil fizeram toda a diferença para o nosso retorno esse ano", disse Roger.

O técnico revelou que foi convidado para assumir outras equipes na próxima temporada. No entanto, o projeto do Athletic e a palavra estabelecida com o clube pesaram mais na decisão. 

"Eu tive dois ou três convites para assumir outras equipes. Agradeci a todos, porque eu tinha realmente esse trato, essa palavra com o Fábio e com o Doutor Felipe, de que eu voltaria. Estou muito feliz de estar voltando", contou o ex-atacante.

"O que mais me atraiu com certeza foi o projeto. O clube está montando um CT, uma estrutura mais pesada, está trazendo mais profissionais, montando uma comissão permanente da casa. São coisas que eu acredito também", disse.

Expectativas para a temporada 2023


Com o intuito de repetir a campanha de 2022 frente à equipe, Roger acredita que o time pode produzir ainda mais. Sem traçar uma meta concreta, o treinador aposta no potencial de investimento do clube para a temporada.

"Eu acredito que a gente possa produzir mais. A expectativa é que a gente faça um campeonato ainda melhor. A gente sabe das dificuldades. Então, existe um campeonato muito duro pela frente, que passam quatro equipes. A gente pensa no jogo a jogo."
 
"Primeiro, temos que pensar na permanência no Módulo I (do Mineiro) e depois buscar a classificação. A gente tem três campeonatos dentro de um. Primeiro é a permanência, o segundo é uma classificação, e o terceiro é o objetivo maior, que é tentar ser campeão mineiro de 2023", opinou o treinador. 

Perfil da equipe


Para repetir o feito de 2022, Roger também pretende contar com bons atletas. O técnico explicou que o clube já busca novos jogadores e definiu que para estar no time titular é necessário peças 'com fome'.

"Quem vem pro Athletic tem que ter muita fome, tem que ter vontade de vencer. A gente tem que jogar os jogos como se fosse o último. Penso sempre no jogo a jogo, e o atleta tem que pensar que ele tem que performar nesse jogo e, no próximo, ele tem que ser melhor pra gente ter uma equipe competitiva e forte."

O treinador também deseja orgulhar o torcedor do Athletic na temporada. No Mineiro de 2022, a torcida marcou presença nos jogos em São João del-Rei. 

"A gente quer esse profissional determinado, que veste a camisa, que respeite a camisa do Athletic. E que entregue tudo para o nosso torcedor. Esse torcedor merece todo o nosso respeito, nosso carinho. Estou falando de entrega, de comprometimento, de responsabilidade em defender uma uma camisa que é campeã do interior", finalizou o técnico. 

Nova identidade 


O Athletic bateu de frente com todos os times no Mineiro de 2022. As duas derrotas da equipe na competição foram para Atlético e Cruzeiro. Roger exaltou o comportamento do time em campo e reforçou que pretende aperfeiçoar essa postura para 2023. 

"Eu continuo com a ideia de colocar a bola no chão. Na temporada de 2022 eu não abri mão do jogo, de colocar a bola no chão, de ter a posse de bola. Eu continuo me aperfeiçoando nisso."
 
"Temos que ocupar melhor o espaço no campo do adversário. Essa é uma identidade para ser criada já esse ano. Um time que tem muita posse de bola, que tem muita troca de um lado pro outro, mas que tem coração e muita dedicação", falou Roger.

Quanto aos adversários, o treinador elogiou as campanhas feitas pelos times do interior durante o ano. 

"Nós temos três equipes gigantes no campeonato (América, Atlético e Cruzeiro) e duas que estão em melhor forma, que é a Tombense, na Série B e o Pouso Alegre, vice-campeão da Série D. A gente tem que respeitar. Essas cinco equipes podem ter investimentos melhores que o nosso. Mas nós temos nossos objetivos também. Vamos buscar essa classificação no Mineiro. Na Copa do Brasil buscamos avançar. Na Série D sonhamos com o acesso."


Compartilhe