Em fases opostas dentro de campo, América e Atlético medirão forças pela 5ª vez neste ano. Agora, os rivais se enfrentarão pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Estádio Independência, às 16h do domingo (28/8).
O Atlético é o 7° colocado, com 35 pontos - quatro a mais que o América, que ocupa a 9ª posição. Ainda assim, os momentos vividos pelas equipes são completamente diferentes.
Enquanto o Galo tem decepcionado seus torcedores com uma temporada abaixo das expectativas, o Coelho tem superado seus limites e, mais uma vez, briga por uma vaga na Copa Libertadores a partir da disputa do Campeonato Brasileiro.
Boa fase do América
O América vem de cinco jogos de invencibilidade. Nesse período, o time de Vagner Mancini venceu Avaí (3 a 1), Juventude (1 a 0) e Santos (1 a 0); empatou com o São Paulo (2 a 2) pela Copa do Brasil e empatou com o Athletico-PR (1 a 1) pelo Brasileirão.
O empate com o time paulista, aliás, resultou na queda do Coelho nas quartas de final da Copa do Brasil. Ainda assim, a equipe demonstrou valentia no Independência e, com um jogador a mais, pressionou o Tricolor em busca do gol da virada - mas não foi o suficiente.
A sequência positiva na Série A fez com que o América ganhasse posições e chegasse à parte de cima da tabela de classificação. O atacante Pedrinho, que tem três gols e três assistências nos últimos dez jogos, é o principal nome da equipe.
Má fase do Atlético
Com duas vitórias nos últimos 11 jogos, o Atlético busca "salvar" a temporada com uma classificação direta para a Copa Libertadores de 2023. Nesse recorte recente, o Galo foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil e eliminado pelo Palmeiras no principal torneio do continente.
Os resultados no Campeonato Brasileiro também foram ruins. Nem mesmo a troca de Turco por Cuca no comando técnico surtiu efeito. Os tropeços em sequência tiraram o Alvinegro do G4 e o deixaram, ainda que temporariamente, fora da zona de classificação para a próxima Libertadores.
Na 23ª rodada, um tropeço inesperado dentro do Mineirão, em Belo Horizonte, estremeceu ainda mais a relação da torcida com o time. O Atlético foi surpreendido pelo Goiás, perdeu por 1 a 0 e deixou o campo sob vaias.
Encontros entre América e Atlético em 2022
Logo em sua primeira participação na Copa Libertadores, o América caiu no grupo do Atlético. O Coelho, que já havia perdido para o Galo no Campeonato Mineiro (2 a 0, no Horto), não conseguiu superar o Galo no torneio continental.
Já no segundo jogo, o Galo venceu o Coelho por 2 a 1 no Horto. Com gols de Arana e Nacho Fernández, o Alvinegro deu passo importante para o avanço às oitavas de final e complicou a vida do Alviverde, que viria a ser eliminado ainda na fase de grupos.
O troco americano viria quatro dias depois, novamente no Independência. O América amargava um longo tabu de seis anos sem vitórias sobre o rival, mas deu fim ao jejum com um triunfo por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, Iago Maidana, ex-Atlético, abriu o placar com gol de pênalti aos 7 minutos. Nacho buscou a igualdade para o Galo aos 24 minutos do segundo tempo. Já na reta final da partida, o lateral-direito Raúl Cáceres marcou o gol que selou a vitória do América no duelo com mando do rival.
Jogos entre América e Atlético em 2022
- 12/02 - América 0x2 Atlético -6ª rodada do Campeonato Mineiro
- 13/04 - Atlético 1x1 América - Fase de grupos da Copa Libertadores
- 03/05 - América 1x2 Atlético - Fase de grupos da Copa Libertadores
- 07/05 - Atlético 1x2 América - 5ª rodada do Campeonato Brasileiro