Democrata e Tombense vão medir forças neste domingo (3), às 18h, no estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, em Governador Valadares, pela finalíssima do Troféu Inconfidência. A partida terá transmissão do Superesportes em parceria com a FMF, a NSports e Armando Oliveira Comunicação.
Os dois times fizeram campanhas parecidas na primeira fase do Campeonato Mineiro, mas não o suficiente para avançarem à segunda fase. Com 14 pontos conquistados em 11 rodadas, o Democrata se despediu do torneio na sétima posição. Já o Tombense somou três pontos a menos e terminou em oitavo lugar.
Já nas semifinais do Troféu Inconfidência, tiveram desempenhos distintos. O Democrata eliminou o Villa Nova mesmo após sair em desvantagem (2 a 1) no primeiro jogo, no Mamudão.
Na partida de volta, a Pantera derrotou o adversário por 3 a 1 no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, e ficou com a vaga.
Já o Tombense despachou o América na outra semifinal. O Gavião-Carcará abriu vantagem ao vencer o primeiro duelo por 3 a 1, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.
No derradeiro encontro, o clube de Tombos segurou o empate com o Coelho por 1 a 1, no Castor Cifuentes, e também avançou à decisão.
A final do Inconfidência acontece em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, o campeão será decidido nas cobranças de pênaltis.
Vaga na Série D e Copa do Brasil
O Troféu Inconfidência foi criado em 2020 com o intuito de dar a oportunidade para os clubes do interior terem mais jogos na temporada e disputarem uma taça. Além da possibilidade da conquista de um título, o torneio garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
Essa condição vale apenas para Democrata, que ainda não possui divisão nacional. De acordo com a FMF, por ter chegado até a final, a Pantera já está classificada para a disputa da Quarta Divisão de 2023.
Além disso, caso Minas Gerais tenha direito a uma quinta ou mais vagas para a Copa do Brasil, esta será designada para o Democrata. Isso porque o Tombense, outro finalista, já está na Série B. Sendo assim, o mais provável é que a vaga ao torneio mata-mata seja destinada ao clube de Governador Valadares.
Atlético, Cruzeiro, América e Tombense já estão garantidos na Copa do Brasil de 2023.