Democrata e Villa Nova medirão forças nesta quarta-feira (23), às 20h30, no estádio Mammoud Abbas, o Mamudão, em Governador Valadares, pelo jogo de ida da semifinal do Troféu Inconfidência. A partida terá transmissão do Superesportes em parceria com a FMF, a NSports e Armando Oliveira Comunicação.
Os dois times fizeram boas campanhas na primeira fase do Campeonato Mineiro, mas não o suficiente para se classificarem à segunda fase. Com 14 pontos conquistados em 11 rodadas, o Democrata se despediu do torneio na sétima posição. Já o Villa somou um ponto a mais e terminou em sexto lugar.
No último sábado (19), a Pantera venceu a URT de virada, por 2 a 1, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, e rebaixou o adversário. O Leão do Bonfim, por sua vez, não conseguiu segurar o ímpeto do Athletic no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, e perdeu por 1 a 0.
Depois do confronto desta quarta-feira, o clube valadarense viaja para Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e encara novamente o Villa Nova, dessa vez pela partida de volta. O duelo será no próximo domingo (27), às 16h, no estádio Castor Cifuentes.
Por ter feito melhor campanha na primeira fase do Mineiro, o Leão do Bonfim tem vantagem para se classificar em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de saldo de gols.
A final do torneio acontece em jogo único, no mesmo final de semana da final do Estadual, mas em data e horário distintos. Em caso de empate na final, a decisão será nos pênaltis. Caso Minas Gerais tenha direito a uma 5ª vaga para a Copa do Brasil 2023, esta será designada para o campeão do Troféu Inconfidência.
Vaga na Série D e Copa do Brasil
O Troféu Inconfidência foi criado em 2020 com o intuito de dar a oportunidade para os clubes do interior terem mais jogos na temporada e disputarem uma taça. Além de conquistar um título, o vencedor do certame garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
Essa condição vale apenas para Democrata e Villa, que ainda não possuem divisão nacional.
Além disso, caso Minas Gerais tenha direito a uma quinta vaga para a Copa do Brasil de 2023, esta será designada para um dos finalistas do Troféu Inconfidência. Por América e Tombense, que fazem a outra semifinal, já estarem nas duas principais divisões – Série A e Série B, respectivamente – o mais provável é que a vaga ao torneio mata-mata seja destinada ao vencedor do confronto entre Democrata e Villa Nova.