
Arbitragem do clássico entre Atlético e América, pela primeira fase do Campeonato Mineiro de 2022
A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou, nesta segunda-feira (21), os árbitros escalados para apitarem os jogos de ida das semifinais do Campeonato Mineiro e do Troféu Inconfidência. Nenhum deles estiveram envolvidos nas polêmicas dos clássicos entre Cruzeiro x Atlético e Cruzeiro x América, pela primeira fase.
Saiba mais

Cruzeiro x Athletic: veja prováveis escalações para a semifinal do Mineiro

Laboratório? América utilizou 36 jogadores na primeira fase do Mineiro

Atlético não perde mata-mata do Mineiro para time de fora de BH desde 1997
Já pelo Troféu Inconfidência, na partida entre Tombense e América, nesta quarta-feira (23), às 20h, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, foi relacionado o árbitro Paulo César Zavonelli. Em horário simultâneo, o juiz Wanderson Alves de Souza apitará Democarta-GV e Villa Nova, no Mamudão, em Governador Valadares.
Nas semifinais do Mineiro, devido à melhor colocação do líder da primeira fase Atlético em relação à Caldense, quarta colocada, a equipe alvinegra joga por empates na soma dos resultados dos jogos para se classificar à final. O mesmo ocorre para o Athletic, segundo colocado na primeira fase, sobre o Cruzeiro, terceiro.
Vale destacar que as semifinais do Mineiro contarão com a presença do árbitro assistente de vídeo. As equipes que passarem disputarão a final do Estadual em jogo único. Caso o confronto termine empatado, o campeão é definido nos pênaltis.
Troféu Inconfidência
O torneio é disputado no mesmo modelo da fase decisiva do Campeonato Mineiro. Serão realizadas semifinais em jogos de ida e volta, nas quais os melhores colocados (América e Villa) ostentam as vantagens de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais - como dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
A decisão do Inconfidência ocorre em jogo único, com mando de campo da equipe que tiver melhor classificação na fase inicial. Em caso de empate, a final é resolvida em disputa de pênaltis.