Com a vitória por 1 a 0 sobre o Democrata-GV neste sábado, o Atlético praticamente assegurou a liderança do Campeonato Mineiro ao fim da fase inicial. Athletic (vice-líder) e Cruzeiro (terceiro colocado) ainda sonham com a ponta. O Superesportes explica os cálculos para cada time.
Cenário atual
Líder, o Atlético chegou aos 25 pontos em dez partidas disputadas e tem mais um jogo a fazer na primeira fase do Estadual. São seis pontos a mais que os 19 de Athletic e Cruzeiro, equipes que ainda têm duas partidas a realizar. Veja como está a classificação atualmente:
Atlético - 25 pontos, dez jogos, saldo de 15 gols (20 marcados e cinco sofridos)
Athletic - 19 pontos, nove jogos, saldo de nove gols (13 marcados e quatro sofridos)
Cruzeiro - 19 pontos, nove jogos, saldo de sete gols (15 marcados e oito sofridos)
Jogos restantes para cada time
Atlético
Atlético x Caldense (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Mineirão
Athletic
Caldense x Athletic (10ª rodada) - 13/3, às 11h, no Ronaldão Athletic x Villa Nova (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Joaquim Portugal
Cruzeiro
Cruzeiro x Pouso Alegre (10ª rodada) - 13/3, às 17h30, no Mineirão Patrocinense x Cruzeiro (11ª rodada) - 19/3, às 16h30, no Pedro Alves do Nascimento
Primeiro, vamos explicar o cenário do Atlético. Para garantir a liderança sem depender de outros resultados, o time alvinegro precisa pelo menos de um empate contra a Caldense no próximo sábado, no Mineirão.
Há, porém, outros cenários que garantiriam a ponta ao Galo mesmo em caso de derrota na última rodada. Para isso, é preciso que Athletic e Cruzeiro percam ponto nas partidas que restam.
Se os perseguidores (ou um deles) vencerem os dois jogos restantes e o Atlético perder, a liderança permaneceria em mãos alvinegras caso o Galo termine com saldo de gols melhor.
Para terminar a fase inicial na liderança, o Athletic precisa, antes de qualquer coisa, vencer os dois jogos e torcer por uma derrota do Atlético para a Caldense.
Nesse cenário, o time do interior ficaria na liderança se superasse o Galo no saldo de gols. É preciso, ainda, que o Cruzeiro perca ao menos um ponto (ou ganhe os dois jogos e tenha saldo inferior ao do Athletic).
Cruzeiro
O cenário para o Cruzeiro é exatamente o mesmo do Athletic. Para terminar a fase inicial na liderança, precisa, antes de qualquer coisa, vencer os dois jogos e torcer por uma derrota do Atlético para a Caldense.
Nesse cenário, a Raposa ficaria na liderança se superasse o Galo no saldo de gols. É preciso, ainda, que o Athletic perca ao menos um ponto (ou ganhe os dois jogos e tenha saldo inferior ao do Cruzeiro).