A distância de 32 posições (19 clubes da Série A mais 13 da Série B) é a maior já registrada entre os rivais mineiros em âmbito nacional pelo menos desde 2003, quando a principal competição do país passou a ser disputada em pontos corridos.
Em outras oportunidades, o Cruzeiro também já esteve muito à frente do Atlético. Em 2010, por exemplo, o clube celeste chegou para o clássico pelo returno do Brasileirão na liderança, enquanto o Galo era apenas o 17º, na primeira posição do Z4. Naquela oportunidade, o alvinegro venceu por 4 a 3 com um hat-trick do atacante Obina.
Outra prova de que eventuais favoritismos precisam ser provados em campo é o encontro entre Atlético e Cruzeiro em 2021. No ano passado, já com a Raposa rebaixada e mantida na Série B, o Atlético – 3º colocado do Brasileiro de 2020 –, foi vencido por 1 a 0 na primeira fase do Estadual. Airton balançou a rede do Mineirão.
Em se tratando de qualidade individual, a diferença técnica entre as equipes nesta temporada também fica evidente. Resultado parcial da enquete do Superesportes, já com quase 15 mil votos, aponta que o torcedor mineiro vê o Atlético com 11 'titulares' em uma disputa 'mano a mano'.
"Quando você está falando de um jogo com duas equipes do tamanho que são, com o peso da camisa que têm, a história tem que ser respeitada. Todo mundo diz sobre favoritismo porque analisa o passado recente. Mas eu já tive experiência de jogar muitos clássicos em que eu era favorito, e outros em que o meu time não era considerado assim. Não necessariamente eu ganhei quando era considerado favorito e perdi quando não era", disse.
Do outro lado, o atacante Keno rechaçou a hipótese de que o Atlético entra em vantagem no Mineirão. "Clássico não tem favorito. A gente tem que entrar ligado, a gente sabe que a equipe deles vai entrar com força para ganhar o jogo, que vai ser decidido em detalhes. Vai ser um jogo parelho, de muita pegada, a gente tem muita qualidade, mas se não colocar vontade, não vai", comentou.
Além de tudo que envolve um clássico, a disputa deste domingo também vale a liderança do Campeonato Mineiro a três rodadas do fim da primeira fase. Atlético e Cruzeiro têm os mesmos 18 pontos, mas o Galo ocupa o 1º lugar pela vantagem no saldo de gols: 13 a 8.