
Paulo Schardong vai para sua terceira temporada à frente do Democrata
De volta à elite do Campeonato Mineiro após três anos, o Democrata planeja conquistar objetivos maiores do que apenas a permanência. Mesmo sem jogadores 'badalados', o time de Governador Valadares espera fazer uma campanha consistente para figurar entre os sete primeiros na classificação para conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. A Copa do Brasil é um sonho distante, mas também está na pauta.
Saiba mais

Com projeto SAF, Athletic sonha alto em 2º ano seguido na elite do Mineiro

Caldense promete ser competitiva no Mineiro 2022, apesar de elenco modesto
O técnico Paulo Schardong afirmou que, apesar de o Democrata-GV ter retornado neste ano à elite, o desejo é alçar voos mais altos. Além de vaga nas competições nacionais, quer avançar à fase final do Estadual, pois acredita ter uma equipe “extremamente competitiva”.
“Temos que ser sensatos, já passei para o grupo que não podemos ter o pensamento só de ficar na Primeira Divisão, temos que pensar grande. Nossa grande vitória seria ganhar vaga nas competições nacionais para 2023. O que passei para os atletas é algo mais ambicioso, para fazer grandes resultados e jogos. E de repente, quem sabe, não só pensar em Série D, mas em vaga para a Copa do Brasil. E por que não pensar também no quadrangular final?”, declarou.
“O pensamento é grande, precisamos trabalhar bastante para isso e ter uma mentalidade forte e vencedora. Montamos uma equipe extremamente competitiva novamente. Agora, vamos trabalhar muito para achar o melhor conjunto e fazer uma grande temporada em 2022”, finalizou Schardong .
O treinador de 50 anos é peça fundamental na engrenagem do Democrata. Ele é o profissional com maior tempo de trabalho no futebol mineiro – está indo para a terceira temporada à frente da Pantera. Antes de assumir, Schardong teve breves passagens por Caucaia-CE, Barbalha-CE, Ji-Paraná-RO e Ariquimes-RO.
Em 2021, o técnico conduziu o time ao vice-campeonato do Módulo II do Mineiro. No quadrangular final, o Democrata duelou com Villa Nova, Nacional de Muriaé e Tupynambás em jogos de ida e volta. Ficou na segunda colocação, com 10 pontos – um a menos que o campeão Villa Nova. Com o acesso à elite definido, as equipes se enfrentaram na última rodada valendo o título, e o Leão do Bonfim levou a melhor: vitória por 3 a 1 no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Para atingir a meta desta temporada, a diretoria do Democrata foi ao mercado e anunciou 15 reforços. Dos 23 nomes que formam o elenco, apenas oito atletas são remanescentes do vice-campeonato do Módulo II: o goleiro Lucão; os zagueiros Carioca e Rafael Caldeira; o lateral-direito Matheus Pivô; o meia Mateuszinho; e os atacantes Robertinho, Henrique e Pedrinho.
Preparação
A Pantera deu início à pré-temporada 2022 em dezembro do ano passado. Disputou três amistosos: vitória por 1 a 0 sobre a seleção de Itanhomi, em Itanhomi; empate por 1 a 1 com o Real Noroeste, em Alpercata-ES; e empate por 0 a 0 novamente contra o Real Noroeste.
A estreia do Democrata no Campeonato Mineiro será diante do Patrocinense. A partida está marcada para quarta-feira (26), às 20h, no estádio Mamudão, em Governador Valadares.
Democrata-GV
Nome completo: Esporte Clube Democrata
Fundação: 1932
Posição no Mineiro de 2021: vice-campeão do Módulo II
Presidente: Edvaldo Filho
Técnico: Paulo Schardong
Principais contratações: Alberto, Gabriel Galhardo e Felipe Carvalho
Elenco
Goleiros:
Tom e Lucão
Zagueiros:
Caldeira, Mateus Carioca, Gabriel Ferreira e Gabriel Marques
Laterais-direitos:
Mateus Pivô
Laterais-esquerdos:
Weslley Alcântara e Júlio Lima
Volantes:
Marquinhos Acreano, Gabriel Galhardo, Thomás e Alberto
Meias:
Mateuszinho, Marcelinho e Yan Carlos
Atacantes:
Pedrinho, Chico, Robertinho, Henrique, Felipe Carvalho, Ramon e Mateus Bidick